Estudo de caso: planejamento municipal de Santa Fé - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20311Palavras-chave:
Planejamento, Santa Fé, MunicípioResumo
O presente artigo é um estudo de caso em que se procurou aplicar algumas variáveis que Dowbor discorre em seu texto “Introdução ao Planejamento Municipal”. Este autor enumera que para o planejamento de uma cidade seja eficaz algumas variáveis devem ser do conhecimento da administração municipal. A saber, utilizamos as variáveis: recursos naturais (mineral, solo, água) e recursos humanos (formação da mão de obra) disponível no município e aplicamos na cidade de Santa Fé – Paraná. Procurando identificar o que existe na cidade e de que modo é utilizado pela administração pública. A escolha desta cidade se deu por conta de sua especialização no ramo de serviços prestados em fotografia (revelação de fotografias para eventos em geral) e por existir um Arranjo de Produtividade Local – APL. Concluímos com este artigo que o Município de Santa Fé não disponibiliza no site da Prefeitura todos os dados econômicos e humanos que necessitávamos sendo necessário buscar as informações em outras fontes.
Downloads
Referências
DOWBOR, L. Introdução ao planejamento Municipal. Ed. Brasiliense, 1987. Disponível em: <http://dowbor.org/blog/wp-content/uploads/2012/06/12-planejamento-municipal-revisto-nov.-2012-cepam.docx>. Acesso em 02 de jul. de 2014.
GOOGLE. Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/>. Acesso em 08 jul. de 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 02 de jul. de 2014.
IPARDES. Caderno estatístico município de Santa Fé. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=86770&btOk=ok>. Acesso em 08 jul. de 2014.
ROTARY. Intercambio. Disponível em: <http://www.rotaryintercambio4630.com.br/turismo/14/>. Acesso em 12 jul. de 2014.
TEIXEIRA, J. P. 2008. Imagens e representações das memórias de uma cidade em formação: Santa Fé (1948-1961). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estatual de Maringá, Maringá, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado