O uso da carbonização como alternativa de tratamento e destinação de resíduos sólidos

Autores

  • Laercio Voloch Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Luiza Regina Peralta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20301

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Carbonização, Aproveitamento energético

Resumo

O aumento dos resíduos sólidos, nas últimas décadas, tem convergido as atenções de vários setores e profissionais para as consequências da degradação ambiental. No espaço urbano brasileiro, a opção é o depósito do lixo em aterros que, em sua maioria, apresentam irregularidades, poluindo e comprometendo o ambiente. A Lei Federal 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos abriu possibilidades para novas formas de gerenciamento e destinação de resíduos sólidos, mobilizando iniciativas que apontam para transformações sociais, econômicas e ambientais. Nesse novo formato, o processo de carbonização apresenta potencial para a destinação de resíduos, assim como perspectivas de crescimento do setor de aproveitamento energético a partir do lixo. Em vista desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de carbonização como alternativa para destinação de resíduos sólidos urbanos, com foco na tecnologia nacional utilizada pelo Núcleo Tecno-Ambiental Railton Faz. A pesquisa fundamentou-se em investigações bibliográficas sobre o tema e em entrevistas com pesquisadores envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laercio Voloch, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Mestrando em Geografia. Universidade Estadual de Londrina

Luiza Regina Peralta, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Geografia. Universidade Estadual de Londrina

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS CANALIZADO - ABEGAS. O resto que vira megawatt. Disponível em: <http://www.abegas.org.br/imp_noticia_view.php?CodNot=21145&CodEditoria=4 > Acesso em: 15 abr. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012. Disponível em: <http://www.abrelpe.org.br/abrelpe_quemsomos.cfm>. Acesso em: 02 jul. 2014.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Avaliação preliminar do aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande, MS. Ministério de Minas e Energia, 2008. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/mercado/Documents/S%C3%A9rie% 20Estudos%20de%20Energia/20081208_1.pdf > Acesso em: 23 jun. 2014.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Voloch, L., & Peralta, L. R. (2014). O uso da carbonização como alternativa de tratamento e destinação de resíduos sólidos. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 364–379. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20301

Edição

Seção

Artigos