Projeto de implantação de núcleos de estudos em agroecologia e produção orgânica em Irati-PR: experiências vivenciadas pelo projeto
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20293Palavras-chave:
Agroecologia, Práticas de manejo, Comunidades rurais.Resumo
Como fator fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia como base para os sistemas alternativos de produção agrícola, é necessária a intervenção de agente/ pessoas que proporcionem uma linguagem compatível com o meio em que encontram-se os agricultores. Nesse sentido, buscamos com o trabalho fortalecer as práticas já utilizadas pelos agricultores e disseminar outras práticas agroecológicas, por meio da criação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no município de Irati – PR. O objetivo deste projeto é levar o conhecimento gerado pela agroecologia até os agricultores de forma a possibilitar a compreensão pelos mesmos, e ao mesmo tempo aprender com eles, ocasionando a troca de saberes. Sendo assim, para cada um dos agricultores dos grupos existentes em Irati – PR pode-se desenvolver em seus agro ecossistemas, fortalecendo desta forma, a permanência dos agricultores no campo, e as práticas já desenvolvidas pelos agricultores, para que sua produção seja cada vez melhor e suas necessidades sejam atendidas.
Downloads
Referências
FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Distrito Federal. Embrapa, Informação Tecnológica, 2005. p. 51-60.
GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4ª edição, Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado