Aspectos do mito em “Invenção de Orfeu”

Autores

  • Oscar Lermenn Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1979v1n3p03

Resumo

Fazemos neste artigo uma aplicação do conceito de mito segundo Lucien Levy Brúhl - La Mythologie Primitive: le monde mythique des australiens et des papous, Paris, Presses Universitaires de France, 1970. Exemplificamos a aplicabilidade do conceito com os elementos mais recorrentes e estruturais da epopéia "Invenção de Orfeu" de Jorge de Lima. Em seguida, procuramos evidenciar o conceito de mito a que nos referimos nos elementos que encerram negação recíproca, como: "existimos poetas sem nascermos", "que mão sem braço o escreveu", "o feito é rir com a boca ausente". Acrescentamos ainda os elementos que oferecem falácia sensoirial, isto è, discrepâncias entre os níveis sensorial e ideológico; entre o mundo da criatividade poética e o mundo da realidade. A partir desta fundamentação, estamos em condições de, nos próximos artigos, apresentar a conclusão a que chegamos - a amplificação do campo semântico dos elementos estruturais em articulações crescentes e sempre renovadas.

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Biografia do Autor

Oscar Lermenn, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Letras e Livre Docente em Teoria Literária

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Como Citar

LERMENN, Oscar. Aspectos do mito em “Invenção de Orfeu”. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 03–14, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1979v1n3p03. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7203. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre