Avaliação do nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em duas escolas de Londrina, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p83Palavras-chave:
Saúde bucal, Motivação, Prevenção.Resumo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de campo para avaliar o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal em crianças de duas escolas da cidade de Londrina, Paraná: "Colégio Universitário" (Escola 1) e "Colégio Estadual Olympia M. de Tormenta" (Escola 2), onde foi analisada, em cada escola, a importância que as crianças davam à saúde bucal e o nivel de informações sobre a higiene e os meios de prevenção da cárie dentária. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a 168 escolares de ambos sexos, sendo 86 de cada escola, com idade variando de 11 a 15 anos (média de idade = 12 anos). A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que o nível de conhecimento e motivação relativo à saúde bucal nas duas escolas é bom, embora houvesse algumas diferenças estatisticamente significantes entre elas. Em relação à escovação dentária, as crianças da Escola 1 apresentaram maior conhecimento e motivação que as crianças da Escola 2, resultados da orientação recebida de seus pais. Verificou-se também que, apesar de darem muito valor aos dentes, as crianças de ambas escolas ainda apresentam falta de informações quanto ao uso correto do fio dental e técnicas de escovação mais adequadas, o que justificaria a implantação de programas de saúde pública odontológica tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.