Efeito da adição de inibidor de proteinases (ácido iodoacético) sobre a estabilidade de amilases de Acanthoscelides
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p45Palavras-chave:
Amilase, Proteinase, Acanthoscelides obtectus, Inibidor de proteinase.Resumo
O estudo das características estruturais e cinéticas das amilases presentes no trato digestivo de larvas de insetos que afetam a produção agrícola de alimentos deve ser realizado em enzimas purificadas No processo de purificação das amilases, os rendimentos tem sido prejudicados por fatores como a atividade de proteinases, Para estudar o efeito da adição de inibidores de proteinases sobre a estabilidade de amilases, larvas inteiras de Acanthoscelides obtectus foram trituradas em solução NaCI 0,85% contendo 3, 10, e 15 177M de ácido iodoacético. Os extratos obtidos foram ensaiados quanto a atividade proteinásica e amilásica durante 48 horas a 4°C. Os resultados mostraram que a adição de 3 mM de AIA reduziu em 50% a atividade de proteinases, sem alterar significativamente a atividade de amilases durante 24 horas, O emprego de concentrações de 10 e 15 177M de ácido iodoacético reduziram a atividade proteinásica em 70%, e diminuíram também a atividade de amilases em torno de 80 e 95%, respectivamente. Os resultados sugerem que, se tais condições forem consideradas, é possível obter maior recuperação da atividade em procedimentos de purificação de amilases de insetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.