Otimização da extração dos tocoferóis a partir do destilado da desodorização do óleo de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p25Palavras-chave:
Tocoferóis, Extração de tocoferóis, Destilado da desodorização do óleo de soja, Metodologia de superfície de resposta.Resumo
As indústrias de refinação de óleos vegetais geram entre 0,10 e 0.15 % de um subproduto denominado de destilado da desodorização do óleo de soja (0005), a partir do óleo bruto total submetido à desodorização. O destilado é um subproduto rico em ácidos graxos livres e lipídeos insaponificáveis, entre eles esteróis e tocoferóis. Os tocoferóis apresentam grande atividade de vitamina E e também antioxidante. Em função destas propriedades podem ser utilizadas na formulação de produtos farmacêuticos e cosméticos; como suplemento de ração animal, especialmente par aves, e como aditivo na indústria de alimentos. O presente estudo tem por objetivo otimizar a extração dos tocoferóis presentes no destilado da desodorização do óleo de soja, através da metodologia de superfície de resposta empregando-se experimento fatorial incompleto 33. O teor de tocoferol e o rendimento da fração insaponificável foram determinados através de espectrofotometria e gravimetria, respectivamente. A metodologia de superfície de resposta definiu a concentração de KOH como a variável mais importante devendo ser maior que 50 % e menor que 60 %; os volumes de éter mais adequados para obtenção de tocoferóis e extração da fração insaponificável foram 200 mL e 400 mL respectivamente; o tempo de saponificação deve ser fixado em 20 minutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.