Prevalência de diabetes mellitus Tipo I em escolares e pré-escolares da cidade de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v18n2p19Palavras-chave:
Epidemiologia de diabetes, Inquérito epidemiológico, Prevalência Diabetes Mellitus Tipo I.Resumo
Até o finai da década de 80 desconhecia se a prevalência do Diabetes Mellitus (DM) em nosso país, quando foi então realizado um estado multicêntrico sobre Prevalência de Diabetes Mellitus no Brasil, detectando se que 7,5%, da nossa população entre 30 e 69 anos 6 portadora de DM. O enfoque principal deste estudo não foi, entretanto, o de diferencial a prevalência de DM Tipo I ou insulino-dependente do DM Tipo II ou insulino-independente. O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência do Diabetes Mellitus insulino-Dependente (Tipo I), em escolares e pré-escolares do Município de Londrina. A metodologia utilizada foi a do estudo transversal ou de prevalência. A população de referência foi toda a população de Londrina, e a população de estudo, os escolares e pré-escolares na faixa etária até 14 anos. A participação foi voluntária, através da resposta a um questionário padronizado pelo Ministério da Saúde. Os resultados obtidos neste inquérito permitiram traçar o perfil epidemiológico de Diabetes Mellitus Tipo I na cidade de Londrina. A prevalência de Diabetes Mellitus entre as crianças da rede particular é o dobro da estadual o mais do que quatro vezes a municipal. Não houve diferença cm relação a prevalência do diabetes entre as meninas e os meninos. A prevalência de diabetes entre as crianças brancas foi duas vezes e meia maior que as não brancas. Em relação aos pré-escolares não encontrou-se nenhuma criança diabética, matriculada nas creches da cidade. A prevalência media de D. M. Tipo I encontrada em Londrina foi de 2.3/10.OOO. Pode-se dizer que a taxa encontrada se aproxima da citada na literatura para países próximos a linha do Equador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.