Algias de coluna na terceira idade
Palavras-chave:
Coluna vertebral, Lombalgias, Algias, Terceira idade, Assistência Primária a Saúde, FisioterapiaResumo
Os autores estudaram a incidência de algias de coluna em idosos, baseados em dois questionários aplicados em pessoas de terceira idade na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Casoni, Londrina, Paraná. Foi estudada uma amostra de 83 idosos, envolvendo ambos os sexos. Os resultados comprovaram a alta incidência de problemas de coluna nesse segmento social. Baseando-se em estudos que reforçam a ideia de um tratamento preventivo ou um tratamento paliativo por fisioterapia é mais indicado para os idosos, os autores realizaram um trabalho em grupo que contou com a presença de profissionais especializados. Foram elaborados materiais de fácil leitura sobre algias de coluna para serem distribuídos na própria UBS. O estudo ainda demonstra que a fisioterapia é muito procurada pela população da região, embora a rede municipal de saúde não ofereça o serviço desse profissional nas unidades básicas de saúde.Downloads
Referências
KISNER, C. Exercícios terapêuticos. 2. ed. São Paulo: Manole, 1992.
LAPlERRE, A. A reeducação física. 6. ed. São Paulo : 1982.
KNOPLlCH. J. Prevenindo a osteoporose: orientação para evitar fraturas. 1. ed. São Paulo : lBRASA. 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.