Levantamento de Incidência de DTMS e Análise da Efetividade da Placa de Mordida Plana Como Terapia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p23Palabras clave:
Disfunção Têmporo-Mandibular, Articulação Têmporo-Mandibular, Dor Orofacial, Placa de Mordida.Resumen
Neste trabalho foram levantadas as incidências de sinais e sintomas de desordens têmporo-mandibulares (DTMs) em dois grupos de pessoas: Grupo I: composto de 40 pessoas (23,9%) que apresentaram incidência de DTMs em um universo de 167 pacientes pesquisados nos serviços prestados nas clínicas do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Grupo II: composto de 24 pessoas (48%) que apresentaram incidência de DTMs de um universo de 50 alunos pesquisados do mesmo Curso. O exame anamnético utilizou-se do Critério de Classificação e Diagnóstico para Cefaléias, Neuralgias Cranianas e Dor Facial da Sociedade Internacional de Dores de Cabeça / IHS, associado ao Critério Diagnóstico para Pesquisa em DTMs. Os sinais e sintomas diagnosticados em ambos os Grupos, fundamentados nos dois critérios acima especificados, foram: dor nas ATMs e na musculatura que auxilia a mastigação, limitação de movimentos de abertura e fechamento da boca, dores faciais, bruxismo, dor relacionada a problemas de oclusão dentária, estalido ao abrir a boca, cansaço mandibular, efeito de apertamento dos dentes . Ainda, e somente no Grupo I, foi analisada a efetividade da placa de mordida plana como terapia aplicada a esses casos, sendo que esta se demonstrou eficaz em todos os tratamentos realizados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.