Avaliação da toxicidade e da teratogenicidade do femproporex em fetos de camundongos provenientes de pais expostos à droga durante a vida intra-uterina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n2p73Palavras-chave:
Femproporex, Desenvolvimento embriofetal, Toxicidade, Teratogenicidade 2ª geração.Resumo
Femproporex é um anorexígeno que se transforma em anfetamina no organismo. O uso de compostos anfetamínicos durante a gravidez aumenta o risco de exencefalia, de fenda palatina e de malformações cardíacas. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento embriofetal, a embriotoxicidade e possíveis efeitos teratogênicos em fetos de camundongos provenientes de pais que foram expostos ao femproporex durante o desenvolvimento intra-uterino. As fêmeas prenhes foram tratadas diariamente, via gavage, com 15 mg/kg de femproporex, durante toda a gestação. Quando as progênies atingiram a idade adulta, foram acasaladas com camundongos íntegros, obtendo-se a 2ª geração. No 18º dia de prenhez, as fêmeas foram mortas. Observou-se que o femproporex não alterou significativamente o peso da placenta, o comprimento dos fetos, a taxa de perda pós-implantação, a análise visceral e a esquelética. Isso pode ter ocorrido devido à diminuição dos efeitos da anfetamina na 2ª geração. Porém, houve diferença estatisticamente significativa em relação ao peso dos fetos. A redução do peso fetal é usada como parâmetro para evidenciar efeitos tóxicos de uma substância. Portanto, os resultados sugerem que o femproporex apresentou toxicidade fetal nas condições experimentais testadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.