Teor de nitrato em águas subterrâneas da região metropolitana de Fortaleza, Ceará: um Alerta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p129Palavras-chave:
Poluição da água, Água subterrânea, Qualidade da água.Resumo
Diante do quadro de escassez hídrica em regiões de clima semiárido como é o caso do Estado do Ceará, a exploração de água subterrânea é uma importante medida para abastecimento da população, porém, ações antropogênicas podem comprometer a sua qualidade. Considerando, que o íon nitrato é utilizado mundialmente como indicador de contaminação e que teores de nitrato acima de 10 mg/L N-NO3 acarretam danos à saúde, o presente trabalho objetivou analisar o teor de nitrato em águas subterrâneas da Região Metropolitana de Fortaleza (CE). Por meio de método de espectrofotometria na região do visível foram analisadas 37 amostras de águas subterrâneas oriundas das cidades de Aquiraz, Caucaia, Pacatuba, Horizonte, Eusébio e Fortaleza (CE). As amostras coletadas foram analisadas por profissionais do laboratório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Os resultados obtidos revelaram que 37,8% das amostras estão em desacordo a legislação nacional em vigor. Os resultados corroboram estudos que apontam elevados teores do íon nitrato encontrados em regiões densamente urbanizadas, como é o caso da Região Metropolitana de Fortaleza (CE), por tanto, o déficit do serviço de esgotamento sanitário seria uma das causas para a presença dessa contaminação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.