Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha

Autores/as

  • Lilia Bueno de Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Olga Chizue Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Diva Ap. Christofolli Universidade Estadual de Londrina
  • Satoko Kodama Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Zeneide Shoubia Universidade Estadual de Londrina
  • Tiemi Matsuo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v18n2p71

Palabras clave:

Avaliação educacional, Educação em enfermagem, Testes padronizados.

Resumen

A aferição do rendimento escolar por meio de testes padronizados é utilizada para se medir aspectos quantitativos da educação. Com o objetivo de se avaliar o rendimento de formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1993 aplicou-se um questionário com 97 Questões de múltipla escolha. Para se comparares resultados da UEL, o teste foi aplicado em graduandos de seis outras escolas de enfermagem do Estado do Paraná. A média aritmética de 61,1, para os testandos da UEL. foi diferente estatisticamente dos valores obtidos pelas escolas D (x=50,7) E (x=4B,B) F (x=45,3) e não foi para as escolas A, B, C. Quando as médias são analisadas por área de conhecimento, cm saúde pública, doenças transmissíveis e médico cirúrgica, os valores foram de 75,3 , 73,7 e 60,6 que não se apresentaram estatisticamente significantes para as escolas com maior desempenho (A, 6, C). Em psiquiatria, à média foi inferior a 50,0 e não houve diferenças estatisticamente significantes entre as sete escolas. Sugere-se reavaliação do instrumento e novas aplicações.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilia Bueno de Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. Materno - Infantil e Saúde Comunitária – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Olga Chizue Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Enfermagem - Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Diva Ap. Christofolli, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. de Enfermagem da - Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Satoko Kodama Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. de Enfermagem da – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Zeneide Shoubia, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Enfermagem – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Tiemi Matsuo, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática Aplicada – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
Magalhães LB de, Takahashi OC, Christofolli DA, Almeida SK, Shoubia Z, Matsuo T. Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 24 de noviembre de 2024];18(2):71-8. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7097

Número

Sección

Artigos