Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v18n2p71Palabras clave:
Avaliação educacional, Educação em enfermagem, Testes padronizados.Resumen
A aferição do rendimento escolar por meio de testes padronizados é utilizada para se medir aspectos quantitativos da educação. Com o objetivo de se avaliar o rendimento de formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1993 aplicou-se um questionário com 97 Questões de múltipla escolha. Para se comparares resultados da UEL, o teste foi aplicado em graduandos de seis outras escolas de enfermagem do Estado do Paraná. A média aritmética de 61,1, para os testandos da UEL. foi diferente estatisticamente dos valores obtidos pelas escolas D (x=50,7) E (x=4B,B) F (x=45,3) e não foi para as escolas A, B, C. Quando as médias são analisadas por área de conhecimento, cm saúde pública, doenças transmissíveis e médico cirúrgica, os valores foram de 75,3 , 73,7 e 60,6 que não se apresentaram estatisticamente significantes para as escolas com maior desempenho (A, 6, C). Em psiquiatria, à média foi inferior a 50,0 e não houve diferenças estatisticamente significantes entre as sete escolas. Sugere-se reavaliação do instrumento e novas aplicações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.