Estudo da resistência de união metalocerâmica. Efeito do tipo de liga metálica e tratamento superficial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p214Palabras clave:
Metalocerâmica, Liga Metálica, Resistência à Compressão, Tratamento Superficial.Resumen
O objetivo deste trabalho foi comparai' a resistência de união metalocerâmica, utilizando-se dois tipos de tratamentos superficiais (ataque eletroquímico e jato abrasivo com óxido de alumínio), de duas ligas metálicas à base de níquel-cromo (Durabond e Nickron). Os corpos-de-prova foram confeccionados a partir de padrões obtidos em matriz metálica, para que todos apresentassem a mesma área. Em seguida foram usinados e submetidos a tratamentos superficiais, com subsequente aplicação da porcelana. Para realização dos testes de resistência á compressão utilizamos a maquina Instron, com velocidade de 0,02 mm/min, A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que: O ataque eletroquímico apresentou pior desempenho quanto 'a resistência de união do que o tratamento superficial jato abrasivo com óxido de alumínio. As ligas metálicas utilizadas aparentemente propiciaram resultados idênticos de resistência de união, se consideradas as médias gerais de cada liga, que foram não significantes estatisticamente. Entretanto, comparando-se as interações figas metálicas x tipos de tratamento, ficou demonstrado que o ataque eletroquímico determinou uma resistência maior, quando usada a liga Durabond, do que quando utilizada a liga Nickron. O jato abrasivo com óxido de alumínio determinou uma resistência maior, quando usada a liga Nickron, do que quando utilizada a liga Durabond. A liga metálica Nickron demonstrou maior resistência ã compressão com o jato abrasivo do que com o ataque eletroquímico. A liga metálica Durabond apresentou resistência semelhante, com ambos os tratamentos (jato abrasivo e ataque eletroquímico).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.