O processo de socialização nos Kaingáng

Autores/as

  • Magali Cecili Surjus Pereira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p170

Palabras clave:

Socialização, Desenvolvimento Social, Crianças Indígenas.

Resumen

A socialização de crianças pertencentes ao grupo indígena Kaingáng foi investigada buscando-se identificar variáveis do processo psicossocial. Complexas relações de aculturação a que estiveram e estão submetidos os Kaingáng do Posto Indígena Apucaraninha traduzem as condições nas quais se inscreve o desenvolvimento dessas crianças. Participaram dessa pesquisa em torna de 50 pessoas entre adultos e crianças. Os dados elaborados foram extraídos de entrevistas, observações e consulta a documentos. Através desses foi possível explicitar diferentes aspectos das atividades desenvolvidas por esse grupo. Evidenciou-se um processo onde gradativamente a criança torna-se membro do grupo Kaingáng sem anonimato e sem rupturas. A vida dos meninos e das meninas Kaingáng se inscreve em trajetórias psicossociais pré-definidas que restringem o desenvolvimento desses. Ao lado disso, faz-se uma reflexão sobre a escola em consonância com uma proposta política de educação específica para as escolas indígenas associada a. um projeto educacional que leve em conta a formação de indivíduos capazes de determinarem sua vida e a de seu grupo. A tese educacional de George H. Mead é destacada na medida que postula a relação das brincadeiras e dos jogos com a educação ressaltando o papel dessas atividades como condição geradora do desenvolvimento psicológico dos indivíduos.


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Biografía del autor/a

Magali Cecili Surjus Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional. Integrante do Grupo de Trabalho “Mig”.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
Pereira MCS. O processo de socialização nos Kaingáng. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 21 de noviembre de 2024];17(2):170-7. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7079

Número

Sección

Artigos