Síndrome do aprisionamento da artéria poplítea: relato do um caso com comprometimento bilateral e revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p158Palabras clave:
Artéria poplítea, Oclusão arterial, Síndrome do aprisionamento.Resumen
Os autores relatam um caso de um paciente masculino, branco, 19 a, que foi atendido com queixas de claudicação intermitente no membro inferior direito há cerca de 20 dias. Ao exame físico apresentava palidez à inspeção em pé direito e ausência de pulsos poplíteo, pedioso e tibial posterior á direita. Ao exame com doppler, apresentava Índico tornozelo-braço de 0,58 à direita e observava-se redução acentuada da velocidade de fluxo ã manobra de dorsiflexão do pé esquerdo. Levantou-se a hipótese de oclusão arterial aguda por síndrome do aprisionamento da artéria poplítea. À arteriografia confirmou-se a obstrução segmentar da artéria poplítea direita, e à esquerda, compressão extrínseca, da artéria poplítea à flexão plantar forçada. O membro inferior esquerdo foi submetido a exploração cirúrgica da fossa poplítea detectando-se uma implantação anômala da cabeça medial do gastroenemio que se localizava mais lateralmente causando aprisionamento da artéria. O tratamento cirúrgico realizado foi a miotomia e o pós-operatório transcorreu sem intercorrências. O membro inferior direito foi tratado clinicamente com boa evolução.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.