Reparo de fratura óssea diafisária induzida por matriz de osso desmineralizada e fixada com pino intramedular
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p88Palabras clave:
Matriz óssea descalcificada (MOD), Enxerto ósseo - ossos longos, Pino intramedular (PIM)Resumen
O objetivo deste trabalho é verificar a capacidade indutora de matriz óssea desmineralizada em falhas no rádio de coelhos, fixadas por pino intramedular. Os animais foram divididos em 3 grupos: Grupo 1 - a falha foi fixada com pino intramedular; Grupo 2 - a talha foi fixada com pino intramedular e preenchida com matriz óssea desmineralizada; Grupo 3 - a talha foi somente preenchida com matriz óssea desmineralizada. Foi feito acompanhamento radiológico, a intervalos de 3 semanas, durante 12 semanas. As avaliações macroscópica e histológica foram feitas na 12- semana. Os resultados radiológicos no grupo 1 na 3- semana mostram talha óssea radiotransparente, enquanto que 12- semana há imagem radiopaca que preenche parcialmente a falha. No grupo 2, há pequena imagem radiopaca central na 3- semana, que aumenta consideravelmente na 12- semana. No grupo 3, a imagem radiopaca, na 3- semana é evidente no centro da falha, e há preenchimento total na 12- semana. Macroscopicamente e histológica mente a intensidade de neoformação óssea corresponde a evolução radiológica nos 3 grupos estudados. Os resultados mostram que houve retardo no preenchimento da falha óssea, nos grupos com fixação. Isso nos leva á deduzir que a utilização do PIM facilita a fixação, no entanto, retarda a neoformação óssea por levar á alterações circulatórias, dado a destruição de parte da medula óssea.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.