Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Autores/as

  • Edna Maria Vissoci Reiche Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1985v6n3p112

Palabras clave:

Instrução individualizada, Módulos instrucionais.

Resumen

O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edna Maria Vissoci Reiche, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS, UEL.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
Reiche EMV. Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 30 de enero de 2025];6(3):112-7. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6405

Número

Sección

Artigos