Programa de Assistência às Gestantes da Comunidade Cafezal

Autores/as

  • Adriana Prestes do Nascimento Universidade Estadual de Londrina – UEL https://orcid.org/0000-0003-4318-1772
  • Alessandra Telles Benatti Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Ana Lúcia Boselli Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Cláudia Rumiato Aguilar Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Denise Miyake Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Fabrício da Silva Bessani Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Jaime Yudy Yamada Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Juliana Feijó de Souza Universidade Estadual de Londrina – UEL https://orcid.org/0000-0002-1331-6755
  • Kareen Vasconcelos Alves Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Luciana Araújo Salomão Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Maria Célia O. Hauly Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Miguel Morita Fernandes da Silva Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Regina Maria R. e Silva Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Ricardo Takeshi Takahashi Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Tarsila Galvão Domene Universidade Estadual de Londrina – UEL https://orcid.org/0000-0001-8920-6985

Palabras clave:

Gestante – Assistência, Contracepção, Amamentação, Vacinas, Higiene bucal

Resumen

Considerando o anseio da população do bairro Cafezal, baseado no resultado do questionário aplicado às gestantes do referido local, e da equipe de saúde do posto, os alunos do PEEPIN/GIM 06 se propuseram a formar o grupo de gestantes dessa comunidade, elaborar um manual de assistência às gestantes, bem como orientá-las quanto aos métodos contraceptivos, amamentação, higiene, vacinas, desconfortos, na gravidez, exercícios físicos, cuidados com os dentes, complicações na gravidez e no parto. As orientações educacionais foram realizadas em forma de palestras, folhetos e filmes, sempre estimulando a participação ativa das gestantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Prestes do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Alessandra Telles Benatti, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Ana Lúcia Boselli, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Cláudia Rumiato Aguilar, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Denise Miyake, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Fabrício da Silva Bessani, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Jaime Yudy Yamada, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Juliana Feijó de Souza, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Kareen Vasconcelos Alves, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Luciana Araújo Salomão, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Maria Célia O. Hauly, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Docente do Departamento de Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Miguel Morita Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Regina Maria R. e Silva, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Pedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Ricardo Takeshi Takahashi, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Tarsila Galvão Domene, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Aluno do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência integral à saúde da mulher: material instrucional. 3. ed. Brasília: SNPES/DINSAMI, 1988. Módulo 1, 2, 3.

BRASIL Ministério da Saúde. Guia de ginecologia e obstetrícia. [S.I.: Paism, s.d.]

CAPPUZOLI, Carlota Augusta. Odontologia na gravidez, São Paulo Paramed, 1981.

FALOPPA, C. C. et aI. Gravidez na adolescência: estudos de 50 casos atendidos na maternidade Municipal de Londrina – PR. Semina, v.15, p. 11-16,1994.

KISNES, Carolyn. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 2. ed. São Paulo:
Manole, 1992.

MOORE, Keith L. Embriologia clínica. 3. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1984.

OFICINA de territorialização em saúde: Centro de Saúde Anibal S. Cabral (Cafezal). Londrina: Secretaria de Saúde, 1994. Relatório.

REZENDE. Jorge de. Obstetrícia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1984.

SEMINA, Londrina, v.15, p. 11- 16, 1994. Ed. Especial.

ZANETTI , Marta. Manual da coordenadora de grupo de gestantes. [S.I.: Paism, s.d.]. p. 9, 15-18.24-31.46-47.

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

1.
Nascimento AP do, Benatti AT, Boselli AL, Aguilar CR, Miyake D, Bessani F da S, et al. Programa de Assistência às Gestantes da Comunidade Cafezal. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 14 de diciembre de 2021 [citado 21 de noviembre de 2024];17(1esp):45-7. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45208

Número

Sección

Artigos