Comunicação sob a ótica de egressos de um currículo integrado em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2020v41n2Suplp309Palabras clave:
Comunicação, Currículo, Educação em enfermagem, Equipe de saúdeResumen
Objetivo: a presente investigação buscou analisar a percepção de egressos de um currículo integrado em Enfermagem sobre o ensino do tema transversal comunicação. Material e Método: pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, desenvolvida entre egressos do ano de 2013 de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram coletados a partir de um questionário eletrônico com perguntas sobre a abordagem da temática durante a academia. Aplicou-se a técnica de Bardin para análise dos dados. Resultados: o tema tornou-se evidente nas atividades práticas, nas aulas teóricas, nos seminários, especialmente durante o internato, no último ano do curso. Notou-se, também, que os relatos apontaram para a falta de intencionalidade dos docentes na abordagem da comunicação. Conclusão: observou-se a transversalidade do ensino da temática analisada, embora se note limitações nos resultados da análise em virtude do viés de memória dos egressos e do instrumento utilizado para a coleta de dados. Os resultados desvelaram a importância do papel do docente no direcionamento das atividades que exploram os temas transversais de forma clara, sucinta e intencional para garantir a compreensão de todos os acadêmicos sobre os conteúdos estudados e sua importância para o seu futuro profissional.Descargas
Citas
Bardin L. Análise de conteúdo. 4a ed. Lisboa: Edições 70; 2016
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 1.133, de 07/08/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União [Internet]. 2001 out 3; [citado 2020 maio 19]; Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 1.210, de 12/09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União [Internet]. 2001 dez. 10; [citado 2020 maio 19]; Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 0.104, de 13/03/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. Diário Oficial da União [Internet]. 2002 abr. 11; [citado 2020 maio 19]; Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0104.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 0.138, de 03/04/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física. Diário Oficial da União [Internet]. 2002 abr. 26; [citado 2020 maio 19]; Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2002/pces138_02.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 1.300, de 06/11/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Diário Oficial da União [Internet]. 2001 dez 07; [citado 2020 maio 19]; Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 3, de 7/11/2001. Institui Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União [Internet]. 2001 nov; [citado 2018 ago 22]; Seção 1. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cne-ces-n-3-de-7-de-novembro-de-2001-diretrizes-nacionais-curso-graduaao-enfermagem_6933.html.
Brasil. Ministério da Saúde. Metas Internacionais de Segurança do Paciente [Internet]. 2013. [citado 2018 ago. 28]. Disponível em: https://proqualis.net/folder/folder-das-6-metas-internacionais-de-seguran%C3%A7a-do-paciente.
Carvalho DPSR, Vitor AF, Cogo ALP, Santos VEP, Ferreira MA Júnior. Teoria da ação comunicativa: subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 nov. [citado 2018 ago. 27]; 70(6):1414-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000601343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
Costa TV, Guariente MHDM. Enfermeiros egressos do currículo integrado: inserção e atuação profissional. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 jan. [citado 2018 jul. 6]; 11(1): 77-85. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11880/14337.
Garcia SD, Vannuchi MTO. O internato de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: conquistas e desafios. Londrina: iNESCO; 2014.
Guariente MHDM, Kikuchi EM, Carvalho WO, Vannuchi MTO, Dessunti EM, Gastaldi AB et al. Seivas do currículo integrado de enfermagem. In: Kikuchi E, Guariente MHDM, organizadores. Currículo integrado: a experiência do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. 2a ed. Londrina: EDUEL; 2014.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População no último censo de Londrina [Internet]. 2010. [citado 2018 ago. 25]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/londrina/panorama.
Leal LA, Camelo SHH, Soares MI, Santos FC, Correa R, Chaves LDP. Competências profissionais para enfermeiros: a visão de discentes de graduação em enfermagem. Rev Baiana Enferm. [Internet]. 2016 set. [citado 2018 jul 25];30(3). Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16380.
Martins PF, Perroca MG. Necessidades de cuidados: o olhar do paciente e da equipe de enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017. [citado 2018 ago. 18]; 70(5):1080-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672017000501026&lang=pt.
McKenna L, Brown T, Boyle M, Williams B, Palermo C, Molloy E. Listening and communication styles in nursing students. J Nurs Educ Pract [Internet]. 2014. [citado 2018 jul. 5]; 14(11):50-8. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/4741/3266.
Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Comunicação [Internet]. São Paulo: Melhoramentos; 2018 [citado 2018 jul 05]. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/comunica%C3%A7%C3%A3o/.
Nogueira JWS, Rodrigues MCS. Comunicação efetiva no trabalho em equipe em saúde: desafio para a segurança do paciente. Cogitare Enferm [Internet]. 2015 jul. [citado 2018 jul. 5]; 20(3):636-40. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40016/26245.
Oliveira AM, Soares E. A comunicação como ferramenta educativa no préoperatório mediato de transplante renal. Rev Pesqui Cuid Fundam (Online) [Internet]. 2018 jul. [citado 2018 ago. 26]; 10(3):753-7. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6190/pdf.
Oliveira AM, Soares E. A comunicação como ferramenta educativa no pré operatório mediato de transplante renal. Rev Pesqui Cuid Fundam (Online) [Internet]. 2018 jul. [citado 2018 ago. 26]; 10(3):753-7. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6190/pdf.
Oliveira JSB, Suto CSS, Silva RS. Tecnologias leves como práticas de enfermagem na atenção básica. Rev Saúde.Com [Internet]. 2016. [citado 2018 jul. 28]; 12(3):613-21. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/425/344.
Organização Mundial da Saúde. Oficina de segurança do paciente: aprendendo com os erros. Proqualis: Workshop sobre Segurança do Paciente Aprendendo com Erro [Internet]. 2008 [citado 2020 maio 19]. Disponível em: https://proqualis.net/livro/oficina-de-seguran%C3%A7a-do-paciente-aprendendo-com-os-erros.
Pereira RL. Conceito de Comunicação. Revista e-Com [Internet]. 2013. [citado 2018 ago 19]; 6(2):1-17. Disponível em: http://revistas.unibh.br/index.php/ecom/article/view/1059/642.
Silva MJP. Comunicação tem remédio. 7a ed. São Paulo: Loyola; 2017
Souza GC, Peduzzi M, Silva JAM, Carvalho BG. Trabalho em equipe de enfermagem: circunscrito à profissão ou colaboração interprofissional? Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016. [citado 2018 jul. 7]; 50(4):642-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008062342016000400642&script=sci_abstract&tlng=pt.
Universidade Estadual de Londrina. Curso de Enfermagem UEL. Projeto pedagógico. [Internet]. 2018. [citado 2018 set. 17]. Disponível em: http://www.uel.br/ccs/enfermagem/acessar.php/page273.html.
Universidade Estadual de Londrina. Estude na UEL. Como estudar em uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil? [Internet]. 2020 [citado 2020 maio 20]. Disponível em: http://portal.uel.br/estude-na-uel/.
Universidade Estadual de Londrina. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Evolução programas Stricto sensu [Internet]. 2016. [citado 2018 ago. 25]. Disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/dados-da-pos.php.
Vasconcelos RMA, Caldana G, Lima EC, Silva LDM, Bernardes A, Gabriel CS. A comunicação no relacionamento entre líderes e liderados no contexto da enfermagem. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017. [citado 2018 jul. 25]; 11(Supl. 11): 4767-77. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231220/25237.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.