Sofrimento no trabalho: significado para o auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios

Autores/as

  • Andreza Daher Delfino Sentone Universidade Norte do Paraná
  • Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p33

Palabras clave:

Sofrimento no trabalho, Trabalhador de enfermagem.

Resumen

O objetivo principal deste trabalho foi apreender o significado do sofrimento no trabalho para auxiliares de Enfermagem com dois vínculos empregatícios. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, realizada a partir da entrevista com dois auxiliares de enfermagem que representavam o perfil traçado entre profissionais com dois vínculos empregatícios desta categoria. O referencial teórico adotado para a análise do discurso dos entrevistados foi o sofrimento psíquico atrelado à organização do trabalho com o enfoque de Cristopher Dejours. Como resultado observou-se que estes trabalhadores apresentaram diferentes maneiras de reagir ao sofrimento no trabalho.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andreza Daher Delfino Sentone, Universidade Norte do Paraná

 

Enfermeira, Chefe da Divisão Materno-Infantil do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná e Docente de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná.

Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

1.
Sentone ADD, Gonçalves AAF. Sofrimento no trabalho: significado para o auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2004 [citado 2 de octubre de 2024];23(1):33-8. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3692

Número

Sección

Artigos