Assistência Farmacêutica como Estratégia para o Uso Racional de Medicamentos em Idosos

Autores/as

  • Marcieni Ataide de Andrade Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Valério Santos da Silva Universidade Norte do Paraná
  • Osvaldo de Freitas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p55

Palabras clave:

Assistência farmacêutica, Saúde do idoso, Uso racional de medicamentos.

Resumen

O aumento da população idosa no Brasil, que segue uma tendência já ocorrida em países desenvolvidos, traz desafios cada vez maiores aos serviços e aos profissionais de saúde. Com efeito, verifica-se um grande número de patologias encontradas com sintomatologias diversas e, ademais, a prevalência de doenças crônicas degenerativas, as quais freqüentemente dependem de terapêuticas medicamentosas prolongadas ou contínuas. Por isso, esses indivíduos tornam-se grandes consumidores de medicamentos sendo, possivelmente, o grupo etário mais medicalizado na sociedade. Assim, a assistência farmacêutica (como componente das estratégias de atenção a saúde) visa a promover o uso racional do medicamentos e a educação terapêutica. Essa assistência pode vir a ter como suporte o aconselhamento, e isso permite um maior relacionamento entre os profissionais de saúde e o paciente. O tratamento, assim, torna-se mais eficaz capacita o idoso para saber lidar com os possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas contribuindo para a adesão ao tratamento.

 

 

Biografía del autor/a

Marcieni Ataide de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª Dra. do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Marcos Valério Santos da Silva, Universidade Norte do Paraná

Prof. Dr. do Curso de Pós-graduação da Universidade Norte do Paraná.

Osvaldo de Freitas, Universidade de São Paulo

 

Prof. Dr. Associado do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo.

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

1.
Andrade MA de, Silva MVS da, Freitas O de. Assistência Farmacêutica como Estratégia para o Uso Racional de Medicamentos em Idosos. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2004 [citado 27 de julio de 2024];25(1):55-64. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3626

Número

Sección

Artigos