Análise Comparativa do Índice de Sucesso dos Implantes Osteointegrados com e sem a Utilização de PRP, no Protocolo de Fixação

Autores/as

  • Feis Feres Junior Universidade de São Paulo
  • Euloir Passanezi Universidade de São Paulo
  • Sebastião Luiz Aguiar Greghi Universidade de São Paulo
  • Adriana Passanezi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p9

Palabras clave:

Implantes, PRP (Plasma Rico em Plaquetas), IGF (Fator de Crescimento Derivado da Insulina), PDGF (Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas), TGF-ß (Fator de Crescimento Transformador- ßeta).

Resumen

O presente trabalho refere-se ao levantamento de dados de 1267 prontuários do CID – Centro de Implantes Dentários de Londrina. Os resultados de sucessos e perdas de implantes ósseo-integrados foram anotados e, a seguir, separados por marca do implante FOB-USP e ACTIVE, este com dois tipos de superfície (lisa ou jateada). Também se verificou se houve ou não utilização de PRP no protocolo de fixação.Foi analisado o total de 1572 implantes, em 642 dos quais foi utilizado o PRP no protocolo de fixação. Ocorreram 16 perdas,representando um percentual de sucesso de 97,51%. Em 930 implantes, não foi utilizado o PRP e houve 66 perdas, demonstrando um índice de sucesso de 92,90%. Os resultados foram discutidos à luz da literatura atual, e pode-se concluir que o PRP empregado no protocolo de fixação de implantes conduz a menor perda de implantes ósseo-integrados, aumentando o índice percentual de sucesso de maneira geral. A influência do PRP no índice de sucesso de implantes ósseo-integrados é significativamente mais marcante na maxila que na mandíbula; o PRP representa material promissor nos processos de reconstrução óssea de modo geral, sendo recomendável o seu emprego em situações definidas de colocação de implantes.

 

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Feis Feres Junior, Universidade de São Paulo

Professor Assistente da Disciplina de Estomatologia do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina e Mestrando do Programa de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Euloir Passanezi, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Sebastião Luiz Aguiar Greghi, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Adriana Passanezi, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

1.
Junior FF, Passanezi E, Greghi SLA, Passanezi A. Análise Comparativa do Índice de Sucesso dos Implantes Osteointegrados com e sem a Utilização de PRP, no Protocolo de Fixação. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2004 [citado 11 de mayo de 2024];25(1):9-22. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3622

Número

Sección

Artigos