Avaliação das boas práticas em Unidades de Alimentação Escolar da zona rural do município de Pelotas, RS
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2020v41n1p67Palabras clave:
Boas práticas de fabricação, Lista de verificação, Controle de qualidade, Alimentação escolar.Resumen
Objetivo: avaliar as boas práticas de alimentação, através de checklist, em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) de escolas da rede municipal da zona rural da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.Materiais e Métodos: trata-se de um estudo de corte transversal, de base escolar, do tipo censo, realizado nos anos de 2015/2016, com os gestores das escolas. Utilizou-se um checklist adaptado da Portaria Estadual 78 de 30 de janeiro de 2009, que foi constituído por 87 itens de avaliação, categorizados em 11 grupos. Para a avaliação dos itens críticos, seguiu-se os critérios de pontuação da RDC 275/2002. Cada UAN foi classificada como: Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3; cada grupo atende de 76 a 100%, 51 a 75%, até 50% dos itens, respectivamente. Os dados coletados foram duplamente digitados no programa EpiData 3.1 e posteriormente foram descritas as frequências absolutas e relativas no software Stata 12.1.
Resultados: participaram da pesquisa 20 escolas, destas, com relação aos pontos críticos, 10% (n=2) foram classificadas no Grupo 1; 30% (n=6) no Grupo 2 e 60% (n=12) no Grupo 3. Quanto ao número total de itens, apenas 5% (n=1) foi classificada no Grupo 1; 85% (n=17) no Grupo 2 e 10% (n=2) no Grupo 3.
Conclusão: de maneira geral, a alimentação oferecida aos escolares, no que tange à sua produção, não atende as boas práticas de fabricação, gerando risco de contaminação, e não assegurando, desta forma, um dos princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
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