Evolução dos conhecimentos sobre doenças imunopreveníveis de alunos no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n1p15Palabras clave:
Universitários, Doenças imunopreveníveis, Imunizações, Cobertura vacinal.Resumen
Profissionais de saúde constituem um grupo de especial preocupação em relação às doenças infecciosas, por serem mais expostos à infecção e representarem risco para si e para seus pacientes, por isso um esquema especial de vacinação tem sido recomendado para esta população nos últimos anos. O presente estudo teve como objetivos a avaliação da situação vacinal e a evolução dos conhecimentos acerca de doenças imunopreveníveis por alunos matriculados no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006. Foram utilizados um questionário auto-aplicável e uma entrevista com os alunos da 1ª, 3ª e 6ª séries, com a finalidade de verificar as vacinas por eles recebidas e os conhecimentos acerca das doenças infectocontagiosas a que estão expostos. Foram incluídos 219 (91,2%) alunos dos 240 matriculados, sendo 75 (34,2%), 78 (35,6%) e 66 (30,1%) da 1ª, 3ª e 6ª séries, respectivamente. Todos são brasileiros e 189 (86,3%) relataram ter recebido, com certeza, as vacinas da infância; 134 (61,2%) informaram apresentar cicatriz de BCG, 172 (78,5%) referiram ter recebido vacinas nos últimos 5 anos. Formularam-se perguntas acerca de uma lista de doenças infecciosas e os resultados das respostas das três séries foram comparados e apresentaram diferenças significativas entre os alunos do início e os do fim do curso com relação ao número de respostas certas à 1ª e à 2ª questões (p<0,001); além disso o número de acertos foi crescente conforme a série. Os resultados demonstraram uma evolução positiva da cobertura vacinal com a progressão das séries, mas os valores de cobertura variaram conforme a vacina e, ademais, muitos alunos da 6ª série ainda apresentavam vacinação incompleta em relação à recomendada pelas autoridades sanitárias do país.
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