Perfil epidemiológico e prisional das detentas de um município do médio norte de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n1p59Palabras clave:
Epidemiologia, Mulheres, Prisões.Resumen
Objetivou-se apresentar o perfil de mulheres privadas de liberdade em uma cadeia pública da região médio de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, com abordagem quantitativa realizada em 2017. Foi realizada aplicação de formulário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas com as 57 mulheres, sendo as mesmas entrevistadas individualmente; posteriormente os dados foram sistematizados em planilhas eletrônicas e analisados pelo SPSS versão 20.0. O perfil predominante foi de participantes autodeclaradas pardas (73,7%), com faixa etária entre 18 e 31 anos (56,2%), ensino fundamental incompleto (56,2%), donas de casa (38,6%), solteiras (47,4%), com até 4 filhos (82,5%), detidas pelo crime de tráfico de drogas (54,4%) e com período de reclusão de até dois anos (82,5%). O perfil aqui descrito reflete a relação entre a população com maior fragilidade socioeconômica, a inserção no crime através do parceiro e o tráfico de drogas como busca de renda. Neste sentido faz-se necessário a elaboração de políticas públicas intersetoriais que possibilitem a redução das desigualdades sociais, de gênero e a inserção das mulheres desde a infância em ambientes que potencializem sua qualidade de vida.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.