Comparação do método Isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia

Autores/as

  • Henrique Durante Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine Cristine Lemes Mateus de Vasconcelos Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p83

Palabras clave:

Lombalgia, Cinesioterapia, Isostretching, Tratamento.

Resumen

A lombalgia, definida como processo doloroso da coluna lombar de origens variadas, pode ser tratada clinicamente por meio de várias técnicas fisioterapêuticas, incluindo o método Isostretching e a cinesioterapia convencional. O objetivo deste estudo foi comparar o método Isostretching e a cinesioterapia convencional no tratamento da dor e incapacidade provocados pela lombalgia. Para tanto, participaram deste estudo seis pacientes, do sexo feminino, com diagnóstico médico de lombalgia mecânica e idade média de 34,33 anos (DP=11,44). Para avaliação da incapacidade, foi utilizado o “Índice de Incapacidade de Oswestry” no início e fim do tratamento, e, para avaliação da dor, a escala visual analógica de dor no início e fim do tratamento. As pacientes foram divididas em dois grupos, composto de três pacientes cada, de tratamento individual durante 10 sessões, duas vezes por semana; o grupo A realizou nove posturas do método Isostretching, e o grupo B, alongamentos dos músculos dos membros inferiores e fortalecimento do músculo transverso abdominal. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Komolgorov Smirnov, t de Student e Wilcoxon, com significância de 5%. A análise dos resultados demonstrou que houve diferença em relação a dor apenas no grupo A (p=0,0266), porém não houve diferenças entre os grupos (p=0,5), em relação a incapacidade ambos os grupos apresentaram melhora (p=0,0417 e p=0,0412, respectivamente), contudo não houve diferença entre os mesmos (p=0,25) . Portanto, o presente estudo concluiu que o método Isostretching não foi superior à cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia, sendo necessários novos estudos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Henrique Durante, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta graduado pela UEL, Aprimoramento em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP, Residente em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional HU/UEL 2007/2008, Especialista em Fisioterapia Esportiva SONAFE.   

 

Elaine Cristine Lemes Mateus de Vasconcelos, Universidade de São Paulo - USP

Fisioterapeuta e Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do HCFMRP-USP.

Publicado

2009-07-15

Cómo citar

1.
Durante H, Vasconcelos ECLM de. Comparação do método Isostretching e cinesioterapia convencional no tratamento da lombalgia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2009 [citado 11 de mayo de 2024];30(1):83-90. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2904

Número

Sección

Artigos