Cartilha educativa sobre diabetes: elaboração e validação de conteúdo

Autores/as

  • Jéssica Azevedo de Aquino Universidade Federal de São João del-Rei
  • André de Oliveira Baldoni Universidade Federal de São João del-Rei
  • Claudia di Lorenzo Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Roberta Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Clareci da Silva Cardoso Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mariana Linhares Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cristina Sanches-Giraud Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p77

Palabras clave:

Técnica de Delphi, Diabetes mellitus, Educação em saúde, Empoderamento.

Resumen

Resumo: Pacientes com Diabetes Mellitus (DM) necessitam de suporte para educação e cuidados para autogestão da doença. Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados da construção e validação de conteúdo de uma cartilha educativa para ser utilizada em um programa de educação baseado em empoderamento dos pacientes com DM. A cartilha foi elaborada contendo os padrões necessários para autocuidado em Diabetes propostos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes e submetida a avaliação de especialistas utilizando a técnica Delphi. Para avaliação dos especialistas, que ocorreu em duas etapas, foi utilizado um questionário online contendo 8 questões para obter um consenso superior a 80% de todos os itens que compõem o material final. Posteriormente, foi realizada uma terceira etapa em que a cartilha foi submetida a avaliação de pacientes em um estudo piloto. Participaram da primeira etapa 12 especialistas em DM e três itens não atingiram inicialmente o consenso de 80%. A cartilha foi reformulada e seis especialistas participaram da segunda etapa, em que foi obtido o consenso de 80%. Na terceira etapa, cinco pacientes contribuíram para a avaliação da versão final. A cartilha educativa apresenta boas características de validação de conteúdo para ser utilizada em um programa de educação para empoderamento de pacientes com DM e na autogestão e em cuidados da saúde.

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Biografía del autor/a

Jéssica Azevedo de Aquino, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui Graduação em Farmácia (2014) pela UFSJ e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ. Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

André de Oliveira Baldoni, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto da UFSJ na área de Assistência e Atenção Farmacêutica. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Claudia di Lorenzo Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta III do curso de Medicina, professora e orientadora do Mestrado em Ciências da Saúde (Medicina II) da UFSJ, área de epidemiologia. Médica, graduada pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Roberta Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta I do curso de Farmácia da UFSJ, área de epidemiologia. Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2004), mestre em Saúde da Comunidade pela Universidade de São Paulo (2007) e doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).  Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Clareci da Silva Cardoso, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta da UFSJ, curso de Medicina, área de epidemiologia. Pós-doutorado pela USP (2015) e Pós-doutoranda da Universidade da California, Berkeley (2015). Mestrado e Doutorado em Saúde Pública Epidemiologia pela UFMG (2001 e 2005). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1995). Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Mariana Linhares Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Assistente III da UFSJ, área Assistência Farmacêutica. Possui graduação em Farmácia (1998) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG (2006). É aluna do Programa de Pós Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, nível doutorado na UFMG. Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Cristina Sanches-Giraud, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta da UFSJ, área de farmácia hospitalar. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), especialização em Farmácia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pós graduação pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Fármacos e Medicamentos na área de Farmacocinética Clínica. Departamento: Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde

Publicado

2016-11-24

Cómo citar

1.
Aquino JA de, Baldoni A de O, Oliveira C di L, de Figueiredo RC, Cardoso C da S, Pereira ML, et al. Cartilha educativa sobre diabetes: elaboração e validação de conteúdo. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 24 de noviembre de 2016 [citado 24 de noviembre de 2024];37(1):77-82. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/24053

Número

Sección

Artigos