Estudo sobre o ensino de uma formação médica mais humana
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p39Palavras-chave:
Ensino humanizado, Formação médica, Medicina paliativa, Relação médico-paciente.Resumo
Introdução: Uma educação mais voltada para humanização da relação médico paciente forma um profissional mais hábil para lidar com situações adversas na prática cotidiana. Objetivo: Relatar ações de extensão desenvolvidas pelos acadêmicos de medicina em ambiente hospitalar e domiciliar. Metodologia: As atividades foram realizadas durante as visitas nas enfermarias do hospital-escola e nos domicílios, contando com a participação de 5860 pessoas, durante o período de dezembro de 2005 a março de 2014. Resultados: Observou-se o desenvolvimento da abertura para escuta e o diálogo com os pacientes pelos profissionais da saúde. Conclusão: Verificou-se que as visitas domiciliares e hospitalares integraram o acadêmico de medicina a comunidade e permitiu o desenvolvimento das capacidades de humanização.
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