Dispersão por aves de Psidium guajava L. (Myrtaceae) em ambiente ripário na bacia do rio Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p195Palabras clave:
Ecologia alimentar, Frugivoria, Goiabeira, Invasão biológica.Resumen
A dispersão da goiabeira (Psidium guajava L.) em ecossistemas naturais brasileiros é um processo crescente e requer estudos sobre a dinâmica desta espécie. Deste modo, os objetivos foram: a) identificar quais espécies de aves se alimentam dos frutos de Psidium guajava; b) descrever as principais táticas de forrageamento das aves, que podem maximizar ou reduzir o sucesso de dispersão da goiabeira. Foram realizadas 47 horas de observação focal de aves consumindo frutos de P. guajava, onde foram registradas 11 espécies de aves (Aratinga leucophthalma, A. aurea, Amazona aestiva, Melanerpes flavifrons, Pitangus sulphuratus, Cyclarhis gujanensis, Turdus leucomelas, Mimus saturninus, Tangara palmarum, T. sayaca e Euphonia chlorotica). As guildas de aves mais representativas foram os onívoros (54,5%), seguida dos frugívoros (27,3%) e das espécies consideradas insetívoras (18,2%). Com exceção dos psitacídeos, que apresentam comportamentos alimentares que normalmente promovem danos à semente, as outras espécies apresentaram comportamentos que as indicam como potenciais dispersores da goiabeira. As aves observadas frequentam ambiente florestal e também áreas abertas, o que potencializa a dispersão da espécie pela maioria dos ambientes, podendo alterar a estrutura e composição específica da vegetação da região. Com aves atuando como dispersores de suas sementes, a colonização de novas áreas pela P. guajava é eminente, podendo assim dominar áreas de regeneração ambiental, tornando-se uma espécie danosa a processos ecossistêmicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.