Análise do padrão de distribuição da heterocromatina e da região organizadora do nucléolo em Pimelodus microstoma (Pimelodidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp85Keywords:
Banda C, Fluorocromos, SiluriformesAbstract
Pimelodus microstoma é uma espécie de peixe que pertence à família Pimelodidae, da ordem Siluriformes. Estudos citogenéticos na família Pimelodidae mostraram que 2n=56 é o mais comum neste grupo, sendo encontradas algumas espécies com 2n=50, 54 e 58. As regiões organizadoras de nucléolos são localizadas em região terminal de um par de cromossomos subtelo-acrocêntrico em todas as espécies da família Pimelodidae analisadas até o momento, indicando um caráter basal para o grupo. Nos pimelodídeos, é característica a pouca quantidade de heterocromatina, geralmente distribuída em regiões pericentroméricas e/ou terminais dos cromossomos. Tanto as RONs como o padrão de distribuição da heterocromatina são importantes marcadores citogenéticos, que permitem diferenciar espécies e populações. O objetivo do presente estudo foi caracterizar citogeneticamente Pimelodus microstoma do rio Laranjinha/PR, bacia do rio Paranapanema e, para isso, foram analisados 12 espécimes. Utilizou-se técnicas convencionais de coloração com Giemsa e de bandamento cromossômico: impregnação pelo nitrato de prata para observar as regiões organizadoras de nucléolo, bandamento C para evidenciar o padrão de distribuição da heterocromatina e coloração com fluorocromos base específicos cromomicina A3 (CMA3)e DAPI para observar regiões ricas em CG e AT, respectivamente. As análises mostraram 2n=56 com fórmula cariotípica de 24 cromossomos metacêntricos, 18 submetacêntricos, 8 subtelocêntricos e 6 acrocêntricos e o número fundamental igual 106. As regiões organizadores de nucléolo foram localizadas na região terminal do braço longo de um par de cromossomos subtelocêntricos. Na análise com fluorocromos observou-se que a RON é CMA3 positiva e DAPI negativa, sendo rica em pares de bases GC. A heterocromatina mostrou-se distribuída em regiões terminais, na maioria dos cromossomos, sendo observadas algumas marcações biteloméricas, com alguns cromossomos apresentando blocos terminais. Foram observadas poucas regiões heterocromáticas pericentroméricas. Após a coloração da Banda C com fluorocromos, algumas regiões heterocromáticas mostraram-se CMA3 positivas, portanto ricas em pares de bases GC e marcações com DAPI não puderam ser observadas. Os dados relatados para P. microstoma do rio Laranjinha seguem o mesmo padrão observada as demais espécies do gênero e da família. Um estudo mais amplo com fluorocromos deverá ser realizado para melhor analisar a composição da heterocromatina neste grupo de peixes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.