Papel do retrotransposons na diversidade cariotípica e genômica em Eleocharis (Cyperaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp218Keywords:
Citometria de fluxo, Elementos de transposição, Hibridização in situ, HolocêntricosAbstract
Sequências repetitivas representam a maior porção dos genomas das plantas, sendo os elementos transponíveis (ETs) os mais abundantes e classificados de acordo com seu mecanismo de transposição. Elementos de Classe I (retrotransposons) são sintetizados e transpostos usando um RNA intermediário, sendo mais acumulados que os de Classe II (transposons), que usam o mecanismo de corta-e-cola. As espécies de Eleocharis possuem cromossomos holocêntricos, alta frequência de disploidia, o que poderia levar à estresse genômico e à expressão de ETs. Nosso objetivo foi comparar a ocorrência e a distribuição de linhagens dos retrotransposons Copia e Gypsy em cromossomos de Eleocharis, e relacioná-las com o conteúdo de DNA. Foram selecionadas espécies com diferentes níveis de ploidia, conteúdo de DNA e algumas com rearranjos cromossômicos. Essas amostras foram analisadas por citometria de fluxo, análises genômicas e citogenética molecular. Os genomas de E. elegans e E. geniculata, parcialmente sequenciados por Illumina, serviram como fonte para a busca de trechos conservados de retrotransposons com LTR (LTR-RTs). Linhagens foram isoladas e comparadas usando domínios conservados da transcriptase reversa, integrase e RnaseH. Tais sequências foram usadas para o desenho de primers e produção de sondas. Os dados do sequenciamento mostraram que os LTR-RTs representam a maior fração repetitiva desses genomas, com predominância de membros dos clados Athila/Tat e Sirevirus. Os dados de citogenômica evidenciaram uma correlação positiva entre o aumento dos níveis de ploidia e a quantidade de DNA nuclear, atribuída principalmente à poliploidia, e não pelo efeito direto dos retrotransposons. A FISH mostrou que os retrotransposons podem ocorrer dispersos e em blocos, mas com diferenças na quantidade e localização física entre as linhagens e entre espécies. Embora não haja uma distribuição específica para cada linhagem nos holocêntricos, se comparado com os monocêntricos, a linhagem CRM apareceu colocalizada com os holocentrômeros em algumas hibridizações. Apesar do sequenciamento de baixa cobertura ter sido útil no estudo da diversidade de LTR-RTs, a união de todas as técnicas permitiu relacionar os níveis de ploidia com o conteúdo de DNA e a atividade dos retrotransposons.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.