Perfil de estudantes ingressantes de um curso de enfermagem do Sul do Brasil: caracterização dos hábitos de leitura e estudo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p47Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Currículo, Leitura.Resumo
O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina possui uma metodologia de ensino inovadora por meio do currículo integrado, baseada na problematização, sendo proposta ao aluno a busca da autonomia no estudo e o compromisso em relação aos meios de aprendizagem. Objetivou-se descrever a prática de leitura e estudo dos alunos ingressantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de pesquisa documental, descritiva e retrospectiva com abordagem quantitativa, com egressos do curso de enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado questionários respondidos pelos estudantes ingressantes nos anos 2000, 2005 e 2010 no curso. Identificou-se dos 164 ingressantes que 91,5% são do sexo feminino e 97,6% solteiras, com idade entre 16 a 18 anos (45,1%). O hábito de leitura esteve presente em 81,7% dos pesquisados, sendo que 49,4% relataram apresentar facilidade na redação de textos e 57,3% facilidade parcial na interpretação de textos. Os estudantes (64%) ainda expressaram preferência por estudar sozinho, sendo a leitura silenciosa a forma de estudo mais relatada. A caracterização dos dados poderão subsidiar a gestão do curso e os professores no sentido de fomentar o desempenho acadêmico dos estudantes de enfermagem para o alcance do perfil profissional delineadoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.