Educação para a Saúde Bucal: trabalho em equipe e aspectos psicossociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p15Palavras-chave:
Cárie Dentária/Prevenção e Controle, Educação em Saúde Bucal, Equipe de Assistência ao Paciente.Resumo
A educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde. Seus resultados soam significativos quando conseguem promover mudanças positivas no comportamento das pessoas. O presente trabalho visa realizar um estudo sobre os aspectos psicossociais envolvidos na mudança comportamentais das pessoas em relação à saúde bucal, relacionando-os com o trabalho educativo-preventivo de cárie dentária realizado pela equipe odontológica, bem como a compatibilidade deste trabalho com o programa da Secretaria de Saúde do município de Londrina. A amostra constituiu-se de 433 pais de crianças de O a 14 anos atendidas na rede de
Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Londrina, 101 profissionais do serviço odontológico da rede, e seu respectivo coordenador. Todas as respostas foram obtidas mediante a aplicação de questionários. Os resultados mostram que o trabalho educativo-preventivo de cárie dentária realizado pelos profissionais está de acordo com o proposto pela Secretaria de Saúde do município, e tem produzido reflexos positivos no saber e comportamento das pessoas com realçou à saúde bucal. Sugere se o incentivo à formação e inserção de maior número de Técnicos de Higiene Dental e Auxiliares de Consultório Dentário em funções específicas de educação para a saúde, para maior cobertura da população, a baixo custo para o município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.