Perda auditiva induzida por ruído - avaliação audiológica em 48 telefonistas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1989v10n2p73Palavras-chave:
Perda auditiva induzida por ruído, Surdez ocupacional.Resumo
Tendo como objetivo pesquisar a incidência da perda auditiva causada por ruído em 48 telefonistas do Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina (SERCOMTEL), foram realizadas 4 avaliações audiológicas com freqüência anual, e comparados os resultados da primeira com os da última avaliação. Adotou-se como parâmetro dos limiares de audibilidade do ouvido com fone, o contra lateral sem fone. A maior variação de limiar encontrada, após 4 anos, foi de 10 dB nas freqüências de 4000 HZ e 6000 HZ. Essa variação foi encontrada em 10 telefonistas. Devido â esta variação de limiar e pertencendo 60% dessas 10 telefonistas a faixa etária de 40 anos ou mais, concluímos neste estudo não ter havido perda auditiva induzida por ruído.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.