Avaliação do internato médico rural em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul: reflexões para a educação médica e políticas de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n1p51

Palavras-chave:

Educação médica, Atenção Primária à Saúde, Medicina de família e comunidade, Áreas rurais, Recursos humanos em saúde

Resumo

A educação médica passou por transformações constantes ao longo da História e no Brasil assume características específicas. Recentemente, entre outros aspectos, têm-se debatido sobre a importância da variedade de cenários de ensino e de uma abordagem integral e generalista para o desenho de um perfil de egresso mais próximo às necessidades de saúde da população. Este estudo apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa da experiência de acadêmicos de Medicina, professores e profissionais de saúde envolvidos no internato médico rural em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Perfis dos participantes, motivadores de estágio, influências sobre opções de trabalho futuro, impacto nas equipes de saúde e aspectos positivos e negativos da experiência são apresentados e discutidos à luz da literatura internacional no tema. O internato rural aparece como uma experiência positiva na formação médica, com potencial agregador qualitativo para os envolvidos e influência na opção futura de trabalho, ajudando a reduzir a defasagem de recursos humanos em áreas rurais. O diálogo entre as comunidades, equipes de saúde, universidade e gestores locais é essencial para a superação dos desafios cotidianos e para a manutenção das atividades, assim como o suporte institucional aos alunos e qualificação do corpo docente. Sugestões de futuras linhas de pesquisa na área são apresentadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Vieira Targa, Universidade de Caxias do Sul - UCS; Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis/RS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor Assistente de Medicina na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Médico da Família na Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul.

Tatiana Souza de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Referências

Almeida MM, Almeida MM, Floss M, Targa LV, Wynn-Jones J, Chater AB et al. It is time for rural training in family medicine in Brazil! Rev Bras Med Fam Comunidade. 2018; 13(40):1-4. doi: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1696.

Baridon NO. Problems in rural surgery in Uruguay. World J Surg. 2006;30(9):1634-5. doi: 10.1007/s00268-005-0642-4.

Borracci R, Arribalzaga EB, Couto JL, Dvorkin M, Guerrero RA, Fernandez C, et al. Factors affecting willingness to practice medicine in underserved areas: a survey of Argentine medical students. Rural Remote Health. 2015;15(4):3485. doi: https://doi.org/10.22605/RRH3485

Brasil. Lei nº 12.871 de 22 de outubro de 2013. Institui o programa mais médicos, altera as leis nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências [Internet]. 2013. [citado 2021 mar 20]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12871.htm

Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília; 1990. [citado 2021 mar 10]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Cardoso Filho FAB, Magalhães JF, Silva KML, Pereira ISSD. Perfil do estudante de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013. Rev Bras Educ Med. 2015;39(1):32-40. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01092014
Chan B, Degnai N, Critchton T, Pong RW, Rourke JT, Goertzen J, et al. Factors influencing family physicians to enter rural practice: does rural or urban background made a difference? Can Fam Physician [Internet]. 2005 [cited 2021 Apr 12];51(9): 1247-51. Available from: https://www.cfp.ca/content/cfp/51/9/1246.full.pdf

Chater AB, Rourke J, Couper ID, Strasser RP, Reid S, editors. WONCA Rural Medical Education Guidebook. World Organization of Family Doctors (WONCA): WONCA Working Party on Rural Practice; 2014.

Dubé T, Schinke R, Strasser R. It takes a community to train a future physician: social support experienced by medical students during a community-engaged longitudinal integrated clerkship. Can Med Educ J [Internet]. 2019 [citado 2021 mar 10];10(3):e5-e16. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6681930/pdf/CMEJ-10-e005.pdf

Escalante-Romero L, Cueva-Chaves L, Linares Reyes E, Blossiers-Mazzini C. Experiencias de trabajo en actividades en Atención Primaria de Salud realizadas por estudiantes de medicina de Peru. Cienc Investig Méd Estud Latinoam [Internet]. 2010 [citado 2021 mar 10];15(1):14-8. Disponible en: https://www.cimel.felsocem.net/index.php/CIMEL/article/view/68/51

Hancock C, Steinbach A, Nesbitt TS, Adler SR, Auerswald CL. Why doctors choose small towns: a developmental model of rural physician recruitment and retention. Soc Sci Med. 2009;69(9):1368-76. doi: 10.1016/j.socscimed.2009.08.002

Hogenbirk JC, Mian O, Pong RW. Postgraduate specialty training in northeastern Ontario and subsequent practice location. Rural Remote Health. 2011;11(2):1603. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1603

Holst J, Normann O, Herrmann M. Strengthening training in rural practice in Germany: new approach for undergraduate medical curriculum towards sustaining rural health care. Rural Remote Health. 2015;15(4):3563. doi: https://doi.org/10.22605/RRH3563

Huicho L, Molina C, Diez-Canseco F, Lema C, Miranda JJ, Huayanay-Espinoza CA, et al. Factors behind job preferences of Peruvian medical, nursing and midwifery students: a qualitative study focused on rural deployment. Hum Resour Health. 2015;13(1):90. doi: 10.1186/s12960-015-0091-6

Kapadia RK, McGratb BM. Medical school strategies to increase recruitment of rural-oriented physicians: the Canadian experience. Can J Rural Med [Internet]. 2011 [cited 2021 Apr 0];16(1):13. Available from: https://srpc.ca/resources/Documents/CJRM/vol16n1/pg13.pdf

Lima MC, Cuadrado M, Horta TCG, Almeida M, Pinheiro A, Maia PCGGS, Melo CP, et al. Manifesto de Natal-por uma política afirmativa no recrutamento, formação, provimento, retenção e suporte para as médicas de família em contexto rural e remoto. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2016;11(38):1-5. doi: https://doi.org/10.5712/rbmfc11(38)1247

Matsumoto M, Matsumoto M, Inoue K, Kashima S, Takeuchi K. Does the insufficient supply of physicians worsen their urban-rural distribution? A Hiroshima-Nagasaki comparison. Rural Remote Health. 2021;12(2):228. doi: https://doi.org/10.22605/RRH2085

Mayta-Tristán P, Mejia CR, Riega-Lopez P, Rojas-Mezarina L, Posso M, Mezones-Holguín E. Proyección de trabajo en el interior del país y factores asociados en médicos recién colegiados de Lima, Perú 2010. Rev Peru Med Exp Salud Pública [Internet]. 2011 [citado 2021 abr 17];28(2):186-93. Disponible em: http://www.scielo.org.pe/pdf/rins/v28n2/a04v28n2.pdf

Mcwhinney IR, Freeman T. Manual de medicina de família e comunidad. Porto Alegre: Artes Médicas; 2010.

Millán K, Vargas C, Madrid CN. Internado rural en la carrera de medicina de la Universidad de Chile; una experiencia de aprendizaje significativo. Educ Med [Internet]. 2006 [citado 2021 mar 05]; 9(3):20-1. Disponible em: https://scielo.isciii.es/pdf/edu/v9n3/original3.pdf

Morrison T, Brown J, Bryant M, Nestel D. Benefits and challenges of multi-level learner rural general practices–an interview study with learners, staff and patients. BMC Med Educ. 2014;14 (234):1-12. doi: 10.1186/1472-6920-14-234.

O’Sullivan BG, McGrail MR, Russell D, Chambers H, Major L. A review of characteristics and outcomes of Australia’s undergraduate medical education rural immersion programs. Human Resour Health. 2018;16(1):8. doi: https://doi.org/10.1186/s12960-018-0271-2

O'flynn N, Spencer J, Jones R. Does teaching during a general practice consultation affect patient care? Br J Gen Pract [Internet]. 1999 [cited 2021 Mar 20];49(438):7-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1313309/pdf/10622008.pdf

Orzanco MG, Lovato C, Bates J, Slade S, Grand'Maison P, Vanasse A nature and nurture in the family physician's choice of practice location. Rural Remote Health. 2011;11(3):1849. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1849

Peña S, Ramirez J, Becerra C, Carabantes J, Arteaga O. The Chilean Rural Practitioner Programme: a multidimensional strategy to attract and retain doctors in rural areas. Bull World Health Organ. 2010;88(5):371-8. doi: http://dx.doi.org/10.2471/BLT.09.072769

Pereyra-Elías R, Mayta-Tristán P, Montenegro-Idrogo JJ, Mejia CR, Abudinén AG, Azucas-Peralta R, et al. Differences on primary care labor perceptions in medical students from 11 Latin American Countries. PLoS ONE 2016;11(7):e0159147. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0159147

Polignano MV, Melo EM, Nascimento LE, Santana AMP, Rodrigues Junior IA. Internato rural da faculdade de medicina da UFMG: 25 anos de integração docente-assistencial. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; 2004 set 12-15; Belo Horizonte, MG, Brasil. [citado 2021 mar 10]. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa107.pdf

Pontillo AF, Torrealba MLV, Fuentes L. Percepción de las competencias adquiridas por los egresados de la escuela de medicina para el ejercicio como médico rural. Universidad de Carabobo, Nùcelo Valencia. Comunidad y Salud [Internet]. 2014 [citado 2021 abr 12];12(1):37-45. Disponible em: http://ve.scielo.org/pdf/cs/v12n1/art06.pdf

Price R, Spencer J, Walker J. Does the presence of medical students affect quality in general practice consultations? Med Educ. 2008;42(4):374-381. doi: 10.1111/j.1365-2923.2008.03016.x

Ramírez M. Expectativas profesionales de internos de medicina y su inclinación por la atención primaria de salud. An Fac Med [Internet]. 2008 [citado 2021 mar 10];69(3):176-81.Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/afm/v69n3/a06v69n3.pdf

Rego RM, Marques NA, Monteiro PC, Oliveira CLB, Lins NAA, Caldas CAM. O perfil atual do estudante de Medicina e sua repercussão na vivência do curso. Pará Res Med J. 2018;2(1-4):e05. doi: http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2018.005

Royston P, Mathieson K, Leafman J, Sheehan O. Medical student characteristics predictive of intent for rural practice. Rural Remote Health. 2012;12(3):2107. doi: https://doi.org/10.22605/RRH2107

Ruiz DG, Farenzena GJ, Haeffner LSB. Internato regional e formação médica: percepção da primeira turma pós-reforma curricular. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(1):21-7. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100004

Saini NK, Saini NK, Sharma R, Roy R, Verma R. What impedes working in rural areas? A study of aspiring doctors in the National Capital Region, India. Rural Remote Health. 2021;12(1):242. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1967

Sánchez Del Hierro G, Remmen R, Hendrickx K. We need better medical undergraduate education in Ecuador. The case of perinatal mortality. Aten Primaria. 2017;49(3):195-6. doi: 10.1016/j.aprim.2015.11.009.

Scheffer M, Cassenote A, Guerra A, Guilloux AGA, Brandão APD, Miotto BA, et al. Demografia médica no Brasil 2020. São Paulo, SP: FMUSP, CFM; 2020.

Silveira RP, Pinheiro R. Internato rural na Amazônia: aspectos históricos, contexto atual e principais desafios. Hist Ciênc Saúde-Manguinhos. 2017;24(2):371-90. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702017000200004

Stagg P, Prideaux D, Greenhill J, Sweet L. Are medical students influenced by preceptors in making career choices, and if so how? A systematic review. Rural Remote Health. 2012;12(1):1832. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1832

Strasser R, Strasser S. Reimaging primary health care workforce in rural and underserved settings. Health, nutrition and population: discussion paper [Internet]. World Bank, Washington, DC; 2020. [cited 2021 Apr 10]. Available from: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/34906

Targa LV, Santos ND, Schwalm F, Barros EF, La Porta VL, Toscana G "Internato Médico Rural na Serra Gaúcha: a experiência da Universidade de Caxias do Sul." Semina: Ciênc Biol Saúde. 2021;42(1):59-70. doi: 10.5433/1679-0367.2021v42n1p5

Targa LV, Wynn-Jones J, Howe A, Anderson MIP, Lopes JMC, Lermen Junior N, et al. Declaração de Gramado pela Saúde Rural nos países em desenvolvimento. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2014; 9(32):292-4. doi: https://doi.org/10.5712/rbmfc9(32)982

Targa LV. Medicina de família e comunidade em cenários específicos: área rural. In: Gusso G, Lopes JMC. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artes Médicas; 2018. p. 498-507.

Tarqui-Mamani CB, Sanabria Rojas HA, Zarate Cárdenas E. Expectativas de laborar en el primer nivel de atención de salud de los estudiantes de una facultad de medicina de Lima, Perú. An Fac Med. 2015;76(1):57-62. doi http://dx.doi.org/10.15381/anales.v76i1.11076

Tesson G, Tesson G, Curran V, Pong R, Strasser R. Advances in rural medical education in three countries: Canada, the United States and Australia. Educ Health (Abingdon, England). 2005;18(3):405-15. doi: 10.1080/13576280500289728

Veras RM, Clara Couto Fernandez CC, Feitosa CCM, Fernandes S. Perfil socioeconômico e expectativa de carreira dos estudantes de medicina da Universidade Federal da Bahia. Rev Bras Educ Méd. 2020;44(2):e056. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190208.

Veras RM, Feitosa CCM. Reflexões em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde. Interface (Botucatu). 2019;23(Supl 1):e170743. doi: https://doi.org/10.1590/Interface.170743

Walker JH, DeWitt DE, Pallant JF, Cunningham CE. Rural origin plus a rural clinical school placement is a significant predictor of medical students’ intentions to practice rurally: a multi-university study. Rural Remote Health. 2012;12(1):1908. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1908

Weber CAT. Dialectics of a medical provision policy in priority areas in Brazil. Rev Assoc Med Bras. 2017;63(3):268-77. doi: 10.1590/1806-9282.63.03.268.

Williamson MI, Wilson R, McKechnie RC, Ross J. Does the positive influence of an undergraduate rural placement persist into postgraduate years? Rural Remote Health. 2012;12: 2011. doi: https://doi.org/10.22605/RRH2011

Wilson NW, Couper ID, De Vries E, Reid S, Fish T, Marais BJ A critical review of interventions to redress the inequitable distribution of healthcare professionals to rural and remote areas. Rural Remote Health. 2009;9(2):1060. doi: https://doi.org/10.22605/RRH1060

Wonca Working Party on Rural Practice. Policy on female family physicians in rural practice. Monash University School of Rural Health: Traralgon, Vic; 2002.

World Health Organization. WHO guideline on health workforce development, attraction, recruitment and retention in rural and remote areas [Internet]. Geneva: WHO; 2021. [cited 2021 Apr 17]. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240024229

Worley P, Couper I, Strasser R, Graves L, Cummings BA, Woodman R, et al. A typology of longitudinal integrated clerkships. Med Educ. 2016; 50(9):922-32. doi: 10.1111/medu.13084

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

1.
Targa LV, Camargo TS de. Avaliação do internato médico rural em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul: reflexões para a educação médica e políticas de saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2022 [citado 27º de abril de 2024];43(1):51-74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/44075

Edição

Seção

Artigos