Sofrimento no trabalho: significado para o auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios

Autores

  • Andreza Daher Delfino Sentone Universidade Norte do Paraná
  • Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p33

Palavras-chave:

Sofrimento no trabalho, Trabalhador de enfermagem.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi apreender o significado do sofrimento no trabalho para auxiliares de Enfermagem com dois vínculos empregatícios. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, realizada a partir da entrevista com dois auxiliares de enfermagem que representavam o perfil traçado entre profissionais com dois vínculos empregatícios desta categoria. O referencial teórico adotado para a análise do discurso dos entrevistados foi o sofrimento psíquico atrelado à organização do trabalho com o enfoque de Cristopher Dejours. Como resultado observou-se que estes trabalhadores apresentaram diferentes maneiras de reagir ao sofrimento no trabalho.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreza Daher Delfino Sentone, Universidade Norte do Paraná

 

Enfermeira, Chefe da Divisão Materno-Infantil do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná e Docente de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná.

Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Sentone ADD, Gonçalves AAF. Sofrimento no trabalho: significado para o auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 27º de abril de 2024];23(1):33-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3692

Edição

Seção

Artigos