Cálculo de Pessoal de Enfermagem em Hospital Universitário do Paraná: uma proposta de adequação

Autores

  • Mariângela Zuan Benedetti Chenso Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Iara Aparecida de Oliveira Sêcco Universidade Norte do Paraná
  • Antonio Marcos Dorigão Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana,
  • Marina Natsuko Nishiyama

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p81

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Dimensionamento de Pessoal, Administração em Enfermagem.

Resumo

Hospitais caracterizam-se como estruturas complexas, com crescente demanda por profissionais de enfermagem capacitados para o atendimento de qualidade aos usuários. A administração de recursos humanos nesta área é atribuição privativa dos Enfermeiros, conferida pela Lei do Exercício Profissional de Enfermagem n.º. 74998, de 25/06/86. A atividade requer compatibilizar especificidades pessoais dos trabalhadores aos requisitos técnicos e operacionais inerentes a cada unidade de serviço. Este trabalho teve o objetivo de apresentar e analisar o calculo de pessoal de enfermagem de Hospital Universitário do Paraná, sob o referencial teórico do trabalho de quantificação nas necessidades de horas anuais de assistência de enfermagem desenvolvido pela Organização Panamericana de Saúde. O estudo teve a participação dos gerentes de cada unidade específica. Como resultados verificou-se a necessidade de ampliação do quadro de 15 enfermeiros e 111 técnicos de enfermagem. Espera-se, com este trabalho, avançar no conhecimento na área de dimensionamento de pessoal, contribuindo para a administração dos recursos humanos na enfermagem e na saúde em geral, especialmente na realidade dos Hospitais Universitários.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariângela Zuan Benedetti Chenso, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina. Londrina/Pr. Fone/Fax: (43) 33712204.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná, Enfermeira, Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Iara Aparecida de Oliveira Sêcco, Universidade Norte do Paraná

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná, Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Enfermeiro do Hospital Universitário Norte do Paraná.

 

Antonio Marcos Dorigão, Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana,

Assessor da Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Docente da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, Docente da Faculdade de Apucarana.

Marina Natsuko Nishiyama

Assessora da Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Especialista em Administração Geral e estratégica.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Chenso MZB, Haddad M do CL, Sêcco IA de O, Dorigão AM, Nishiyama MN. Cálculo de Pessoal de Enfermagem em Hospital Universitário do Paraná: uma proposta de adequação. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 30º de abril de 2024];25(1):81-92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3629

Edição

Seção

Artigos