Caracterização de nascimentos e fluxo das declarações de nascidos vivos no Município de Cascavel, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p109Palavras-chave:
Criança, Declaração de nascimento, Epidemiologia dos serviços de saúde.Resumo
O objetivo do trabalho foi identificar o fluxo das Declarações de Nascidos Vivos e caracterizar os nascimentos vivos em município de médio porte do Sul do Brasil. Realizamos pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, cujos dados foram obtidos junto ao Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, por meio de instrumento de coleta de dados elaborado. A análise foi estatística descritiva. O tempo para a chegada das declarações até as unidades de atenção básica, via malote, foi variável, predominando de 6 a 10 dias (63,1%). Coerente com o tempo de demora para a chegada da declaração a unidade de saúde, o período que predominou para realizar a visita domiciliar ao recém-nascido foi de 6 a 10 dias (57,8%), com unidades que demoraram mais de 20 dias (5,2%). A visita domiciliar à criança de risco demorou em média até 5 dias em 55,2% dos casos e mais de 5 dias em 31,5%. Em relação aos recém-nascidos, predominou peso de nascimento na faixa de 3.000 a 3.999 gramas (64,09%; n=3.015), sexo masculino (50,46%; n=2.374) e Apgar no primeiro minuto de 8 a 10 (85%; n= 4.014). Observou-se que a assistência à mãe e ao bebê, no município de Cascavel, nos primeiros dias de vida, não está seguindo as orientações da linha guia mãe paranaense, da visita domiciliar até o quinto dia, com agendamento da primeira consulta de puericultura antes dos dez dias de vida do recém-nascido.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.