Levantamento de variáveis antecedentes e consequentes que favoreceram a aprendizagem e a manutenção de dificuldades interpessoais em universitários
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p47Palavras-chave:
Dificuldades interpessoais, Análise funcional, Universitários.Resumo
Muitas pessoas queixam-se de dificuldades em seus relacionamentos interpessoais e da ocorrência de respostas emocionais intensas. A Análise Funcional contribui para operacionalizar os comportamentos em questão, identificando suas condições antecedentes e conseqüentes, já que a análise das contingências que mantêm essas dificuldades possibilita a modificação das mesmas. Objetivou-se levantar os comportamentos que caracterizavam dificuldades interpessoais de quatro universitários e relacioná-los com as variáveis responsáveis pela aprendizagem e manutenção de tais comportamentos. Foram realizadas quatro entrevistas clínicas individuais, aplicação de Inventário e observação direta. Após a análise funcional, observaram-se dificuldades que envolviam classes de comportamentos ditos passivos e hostis. Dentre as variáveis que influenciaram a aprendizagem desses padrões, notou-se a prevalência de variáveis aversivas, extinção de comportamentos pró-sociais e ambiente pouco diversificado para a modelagem e modelação de comportamentos apropriados e de enfrentamento de situações aversivas. Em relação aos mantenedores, observou-se, de maneira bastante acentuada, a ocorrência de reforçamento negativo (fuga/esquiva de exposição social) e, também, reforçamento positivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.