Cartilha educativa sobre diabetes: elaboração e validação de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p77Palavras-chave:
Técnica de Delphi, Diabetes mellitus, Educação em saúde, Empoderamento.Resumo
Resumo: Pacientes com Diabetes Mellitus (DM) necessitam de suporte para educação e cuidados para autogestão da doença. Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados da construção e validação de conteúdo de uma cartilha educativa para ser utilizada em um programa de educação baseado em empoderamento dos pacientes com DM. A cartilha foi elaborada contendo os padrões necessários para autocuidado em Diabetes propostos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes e submetida a avaliação de especialistas utilizando a técnica Delphi. Para avaliação dos especialistas, que ocorreu em duas etapas, foi utilizado um questionário online contendo 8 questões para obter um consenso superior a 80% de todos os itens que compõem o material final. Posteriormente, foi realizada uma terceira etapa em que a cartilha foi submetida a avaliação de pacientes em um estudo piloto. Participaram da primeira etapa 12 especialistas em DM e três itens não atingiram inicialmente o consenso de 80%. A cartilha foi reformulada e seis especialistas participaram da segunda etapa, em que foi obtido o consenso de 80%. Na terceira etapa, cinco pacientes contribuíram para a avaliação da versão final. A cartilha educativa apresenta boas características de validação de conteúdo para ser utilizada em um programa de educação para empoderamento de pacientes com DM e na autogestão e em cuidados da saúde.Downloads
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