Avaliação dos ruídos em uma unidade neonatal de um hospital universitário

Autores

  • Ariadne Pinheiro Nazario Universidade Estadual de Londrina
  • Vivian Carolina Benetti Jacinto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Edilaine Giovanini Rossetto Universidade Estadual de Londrina
  • Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Nelma Ellen Zamberlan Amorim Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp189

Palavras-chave:

Ruído, Unidades de terapia intensiva neonatal, Prematuro, Enfermagem neonatal.

Resumo

Objetivo: Identificar e mensurar as principais fontes de ruído, dimensionar os níveis de ruído no ambiente e conhecer a percepção dos funcionários acerca dos ruídos em uma Unidade Neonatal.
Material e método: Estudo quantitativo, desenvolvido na Unidade Neonatal de um Hospital Universitário no norte do Paraná, em três etapas: levantamento das principais fontes de ruído e subsequente mensuração; entrevista com a equipe multiprofissional relacionada à percepção dos mesmos acerca dos ruídos na unidade; e dimensionamento do ruído no ambiente por duas semanas não consecutivas.
Resultados: As principais fontes ruidosas encontradas foram: alarmes de monitores e equipamentos, torneira (aberta), tampa da lixeira, entre outros. A média das duas semanas foi: Leq 44,4 dB, Lmax 104,5 dB, Lmin 40 dB e Lpeak de 144,8 dB. Os funcionários reconheceram que o ruído intenso acarreta prejuízo a eles e aos bebês.
Conclusão: Constatou-se que o valor médio dos ruídos está dentro do preconizado, porém com níveis altíssimos de Lpeak e Lmax.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariadne Pinheiro Nazario, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Especialista em Enfermagem Neonatal pela modalidade Residência em Enfermagem Neonatal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR.

Vivian Carolina Benetti Jacinto Santos, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Especialista em Enfermagem Neonatal pela modalidade Residência em Enfermagem Neonatal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR.

Edilaine Giovanini Rossetto, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – PR.

Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – PR.

Nelma Ellen Zamberlan Amorim, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Carmen Gracinda Silvan Scochi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

1.
Nazario AP, Santos VCBJ, Rossetto EG, Souza SNDH de, Amorim NEZ, Scochi CGS. Avaliação dos ruídos em uma unidade neonatal de um hospital universitário. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 5º de maio de 2015 [citado 27º de abril de 2024];36(1Supl):189-98. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19270