Avaliação do polimorfismo genético pvuII do receptor de lipoproteína de baixa densidade (RLDL) em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp109Palavras-chave:
Lúpus eritematoso sistêmico, Dislipidemias, Polimorfismo genéticoResumo
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, relacionada a alterações do perfil lipídico e ao metabolismo de lipoproteínas. Estudos mostram que o polimorfismo genético PvuII do receptor de lipoproteína de baixa densidade (RLDL) está associado às diferentes concentrações de lipoproteína de baixa (LDL) na população em geral. O presente estudo avaliou o polimorfismo genético PvuII do RLDL e o perfil lipídico em pacientes com LES da população sul brasileira. Foram incluídos 72 pacientes com LES e 154 doadores de sangue. Pacientes com LES apresentaram elevados níveis séricos de triglicerídeos (TG) quando comparados com o grupo controle (p0,05). Pacientes com LES e genótipo P1P1 apresentaram uma tendência a ter valores mais elevados de TG quando comparados a pacientes com LES e genótipo P1P2+P2P2 (p=0,0687). Conclui-se que polimorfismos genéticos podem contribuir para o aumento de risco cardiovascular, no entanto, deve-se levar em consideração a complexidade dos componentes genéticos e da doença avaliada. Maiores investigações são necessárias para outros genes que possam estar envolvidos na alteração do perfil lipídico nesta população.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.