Dimensionamento de pessoal de unidades neonatais em um hospital universitário

Autores

  • Gabriela Ramos Ferreira Curan Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Beraldo Universidade Estadual de Londrina
  • Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Edilaine Giovanini Rossetto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp55

Palavras-chave:

Dimensionamento de pessoal, UTI Neonatal, Enfermagem.

Resumo

O objetivo foi avaliar o dimensionamento de pessoal de enfermagem de unidades neonatais de um hospital universitário em relação a sua formação e experiência profissional da equipe de enfermagem e a adequação à legislação profissional vigente. Estudo descritivo, quantitativo, realizado na Unidade de Tratamento Intensivo e de Cuidados Intermediários Neonatal. Utilizou-se dois instrumentos para coleta de dados com equipe de enfermagem e sobre a relação profissionais e ocupação de leitos. Os funcionários apresentaram média de experiência em unidades neonatais de 14 anos; a maioria tinha mais de uma formação profissional (59,3%). O número de enfermeiros estava abaixo do preconizado pela legislação profissional vigente (12,5%) e o de auxiliares de enfermagem acima (56,2%); em 51,9% havia funcionários de outros setores realizando horas extras. Concluiu-se que apesar de qualificada, o que pode determinar uma assistência diferenciada, a equipe não atende as normas para dimensionamento profissional preconizado para a assistência nessas unidades especializadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Ramos Ferreira Curan, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Neonatal. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - GAISC.

Amanda Beraldo, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Residente em Cuidados Intensivos pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Ciências – USP/Ribeirão Preto, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - GAISC.

Edilaine Giovanini Rossetto, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela USP/Ribeirão Preto, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - GAISC.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Curan GRF, Beraldo A, Souza SNDH de, Rossetto EG. Dimensionamento de pessoal de unidades neonatais em um hospital universitário. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 27º de abril de 2024];36(1Supl):55-62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18675