Avaliação da qualidade de cuidados de enfermagem em hospital público

Autores

  • Graziela Caldana Universidade de São Paulo
  • Carmen Silvia Gabriel Universidade de São Paulo
  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo
  • Rosicler Xelegati de Pádua Universidade de São Paulo
  • Dagmar Willamowius Vituri Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Angela Rossaneis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p187

Palavras-chave:

Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Serviço Hospitalar de Enfermagem.

Resumo

O estudo objetivou avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem em um hospital público de um município do interior do Estado de São Paulo a partir de indicadores de estrutura, processo e resultados, por meio da observação direta de pacientes e da análise de prontuários utilizando-se um instrumento de registro de busca ativa. Foram realizadas 720 observações e utilizada a estatística descritiva para verificar o percentual de adequação dos cuidados observados em relação ao padrão de qualidade proposto para os indicadores. Dos 12 indicadores avaliados, dois apresentaram-se dentro do índice de conformidade ideal: “pacientes com infusão venosa sem lesões cutâneas pós-infiltrativas, associadas à punção venosa para infusão de soro e/ou medicações/dia” e “pacientes com sonda nasoenteral recebendo dieta com cabeceira elevada a 30º”. Os demais receberam um índice de conformidade inferior ao preconizado, mas nenhum abaixo 75%, demonstrando um compromisso da equipe de enfermagem com a qualidade da assistência prestada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graziela Caldana, Universidade de São Paulo

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Doutoranda pelo programa de enfermagem Fundamental da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Carmen Silvia Gabriel, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Profª. Drª. do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP , Brasil.

Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Profª. Drª. do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP , Brasil.

Rosicler Xelegati de Pádua, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Ciências, Especialista em Laboratório do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP, Brasil.

Dagmar Willamowius Vituri, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Assessoria de Controle da Qualidade da Assistência de Enfermagem do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Londrina, Brasil.

Mariana Angela Rossaneis, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestranda  no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

1.
Caldana G, Gabriel CS, Bernardes A, de Pádua RX, Vituri DW, Rossaneis MA. Avaliação da qualidade de cuidados de enfermagem em hospital público. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];34(2):187-94. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13913

Edição

Seção

Artigos