Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum (Myrtaceae): anatomia do caule e da folha de uma planta medicinal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p11Palavras-chave:
Cavidades secretoras, Compostos secundários, Espécies tropicais, Secreção.Resumo
O estudo de plantas medicinais envolve várias áreas da ciência. Neste contexto, a anatomia contribui para a identificação da espécie e consequentemente, com a qualidade do produto da planta. Este trabalho descreve a anatomia do caule e da folha de Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum (Myrtaceae), coletada em Floresta Estacional Semidecidual. Os órgãos estudados apresentaram epiderme unisseriada, recoberta com cutícula espessa, e cavidades secretoras. O caule apresentou anel contínuo de tecido vascular ao redor da medula, com o floema em ambos os lados do xilema. A folha foi hipoestomática com tricomas na face abaxial, com mesofilo bifacial e feixe vascular anficrival circundado por periciclo esclerenquimático no pecíolo e na nervura principal. Entre os testes histoquímicos, resultados positivos foram obtidos para lipídeos, compostos fenólicos, amido e oxalato de cálcio (drusas). A espécie apresentou aspectos anatômicos típicos da família e as cavidades secretoras presentes nas folhas foram relacionadas aos compostos secundários detectados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.