Crescimento da copa e produtividade de genótipos de pinhão-manso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p135Palavras-chave:
Produtividade, Crescimento vegetal, Jatropha curcas L.Resumo
Informações sobre a produção de genótipos de pinhão-manso por longo período são escassas, mas extremamente necessárias para fomentar o estabelecimento da cultura, assim, é de grande importância realizar pesquisas que testem o desempenho produtivo dessa espécie por longo período de tempo. Dessa forma, objetivou-se avaliar o crescimento da copa e a produtividade de três genótipos de pinhão-manso. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, constituído de 15 tratamentos, com três repetições e cinco plantas por parcela. Os tratamentos consistiram de genótipos de pinhão-manso selecionados por terem alguma característica especial: (CNPAE-107 - porte baixo, CNPAE-133 - produtivo e CNPAE-169 - sementes sem toxicidade) obtidos no banco de germoplasma da Embrapa Agroenergia. Os dados foram coletados durante cinco ciclos de produção. Foram avaliadas: produção de grãos; altura e volume de copa. As plantas diferiram em todas as características avaliadas. A produção de grãos do pinhão-manso foi crescente ao longo dos quatro primeiros anos de avaliação, porém, no quinto ano a produção foi menor quando comparada ao quarto ano. O genótipo mais produtivo foi o CNPAE-133 (2123,8 kg ha-1ano), seguido pelos genótipos CNPAE-107 (2076,5 kg ha-1 ano) e CNPAE-169 (913 kg ha-1 ano), cujas maiores produtividades foram registradas aos 3,7 anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.