Análise espacial da produção leiteira usando um modelo autoregressivo condicional

Autores/as

  • Patricia Ferreira Ponciano Universidade Federal de Lavras
  • João Domingos Scalon Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p487

Palabras clave:

Produção de leite, Regressão linear, Análise espacial, Modelo auto-regressivo condicional

Resumen

A produção de leite é uma das atividades mais importantes para a economia brasileira e o uso de modelos estatísticos pode auxiliar a tomada de decisão neste setor produtivo. O objetivo deste artigo foi comparar o desempenho do modelo de regressão linear tradicional e do modelo de regressão espacial, denominado de autoregressivo condicional (CAR), para explicar como algumas variáveis preditoras contribuem para a quantidade de leite produzido. Este trabalho usou uma base de dados sobre a produção de leite fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outra base de dados sobre informações geográficas do estado de Minas Gerais, fornecida pelo Programa Integrado de Uso da Tecnologia de Geoprocessamento (GEOMINAS). Os resultados mostraram a superioridade do modelo CAR sobre o modelo de regressão tradicional. O modelo CAR possibilitou a identificação de dois conglomerados espaciais de municípios distintos de produção de leite no estado de Minas Gerais. O primeiro conglomerado representa a região onde se observa os maiores níveis de produção de leite, sendo formado pelos municípios do Triângulo Mineiro. O segundo conglomerado é formado pelos municípios do norte do estado que apresentam os menores níveis de produção de leite.

Biografía del autor/a

Patricia Ferreira Ponciano, Universidade Federal de Lavras

Zootecnista, Universidade  Federal de Lavras. Caixa Postal  3037, CEP: 37200-000, Lavras-MG.

João Domingos Scalon, Universidade Federal de Lavras

Professor Associado II do Departamento de Ciência Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel em Estatística - Universidade Federal São Carlos. Mestre em Engenharia Biomédica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Probabilidade e Estatística – Department of Probability and Statistics - University of Sheffield – Inglaterra. Pós-doutor – Neuroscience Statistics Research Laboratory – Harvard University – USA.

Publicado

2010-07-30

Cómo citar

Ponciano, P. F., & Scalon, J. D. (2010). Análise espacial da produção leiteira usando um modelo autoregressivo condicional. Semina: Ciências Agrárias, 31(2), 487–496. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p487

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.