Ganho de peso, comportamento e alterações no cortisol após a orquiectomia de leitões com ou sem anestesia local prévia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1307Palavras-chave:
Castração, Comportamento animal, Lidocaína, Suíno.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da anestesia local intratesticular prévia à castração sobre o ganho de peso, comportamento e alterações no cortisol de leitões. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualisado. Foram utilizados vinte e nove leitões mestiços Landrace – Large White do sexo masculino com idade de 3 a 6 dias. Os leitões foram divididos aleatoriamente em dois grupos: orquiectomia com anestesia (A, n = 15) e orquiectomia sem anestesia (NOA, n = 14). Aos leitões do grupo A foi administrado 0,5 mL de lidocaína 2% intratesticular com vasoconstritor em cada testículo, e no grupo NOA administrou-se 0,5 mL de NaCl 0,9% intra testicular também em cada testículo. Amostras de sangue foram coletadas de todos os animais imediatamente após a cirurgia e posteriormente aos 3 e 6 dias após a cirurgia para a medição da concentração de cortisol sérico. O comportamento foi avaliado diariamente durante 6 dias por dois observadores que desconheciam o tratamento. O peso foi medido ao mesmo tempo que o cortisol sanguíneo. Foi realizada a análise de variância, e o teste Student-Newman- Keuls para contraste entre médias. O tempo médio de seis avaliações realizadas por 90 minutos durante 6 dias para cada comportamento foi comparado pelo teste de Tukey. O nível de significância estatística foi de 5%. A concentração de cortisol sérico foi maior imediatamente após a cirurgia do que após 3 e 6 dias de pós-operatório em ambos os grupos. O ganho de peso foi superior aos 3 e 6 dias após a cirurgia no grupo A em relação ao grupo NOA. A anestesia local intratesticular antes da orquiectomia em leitões é prática, auxilia na manutenção das boas práticas de bem-estar animal, e melhora o ganho de peso a curto prazo em leitões submetidos à castração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.