Indicadores de qualidade de pastagens degradadas sob condições de relevo acidentado

Authors

  • Renato Ribeiro Passos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Liovando Marciano Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Diego Lang Burak Universidade Federal do Espírito Santo
  • Danilo Andrade Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2465

Keywords:

Cobertura do solo, Atributos químicos e físicos do solo, Análise multivariada, Degradação do solo.

Abstract

Devido à influência do relevo na variabilidade do solo, condições pedogenéticas homogêneas têm sido recomendadas para desenvolvimento de índices de qualidade do solo baseados em seus atributos químicos, físicos e biológicos. Tal fato limita o desenvolvimento e aplicação de um índice para um mesmo pedoambiente de relevo mais acidentado. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a cobertura do solo e atributos químicos e físicos do solo como indicadores de qualidade relacionando-os com aspectos visuais de degradação das pastagens e contextualizando a influência do relevo. Para tanto, separaram-se níveis de degradação a partir de aspectos visuais, avaliou-se a cobertura do solo, atributos químicos e físicos do solo. Tais níveis foram definidos de forma menos subjetiva a partir das funções discriminantes geradas utilizando-se informações da cobertura do solo. Pela Análise de Fatores observa-se que altitude e faces de exposição ao sol estão relacionadas à explicação de uma menor proporção da variação total dos dados. Em contrapartida, a declividade controla a maior parte da variação dos atributos do solo, principalmente os físicos que não apresentaram uma relação direta e clara com a cobertura do solo e com níveis de degradação dificultando o uso desses atributos como indicadores de qualidade. Essa relação com os atributos dos solos se diferencia principalmente em função da face de exposição: na face Leste/Sul observa maior relação dos atributos físicos com a cobertura vegetal, diferentemente na face Oeste/Norte. De fato, a influência do relevo no controle da intensidade de insolação e da umidade do solo modifica a dinâmica da relação solo-vegetação. Assim, a mensuração da cobertura vegetal e uso de funções discriminantes torna-se, em relevo mais acidentado, uma forma mais eficiente na discriminação entre níveis de degradação, ponderando adicionalmente a influência de fatores do ambiente (temperatura, intensidade de insolação, umidade do solo) na qualidade das pastagens.

Author Biographies

Renato Ribeiro Passos, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Associado, Deptº de Produção Vegetal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Alegre, ES, Brasil.

Liovando Marciano Costa, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Titular, Deptº de Solos e Nutrição de Plantas, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Diego Lang Burak, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Adjunto, Deptº de Produção Vegetal, Centro de Ciências Agrárias, UFES, Alegre, ES, Brasil.

Danilo Andrade Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Engº Agrº, M.e em Produção Vegetal, Centro de Ciências Agrárias, UFES, Alegre, ES, Brasil.

Published

2015-08-13

How to Cite

Passos, R. R., Costa, L. M., Burak, D. L., & Santos, D. A. (2015). Indicadores de qualidade de pastagens degradadas sob condições de relevo acidentado. Semina: Ciências Agrárias, 36(4), 2465–2482. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2465

Issue

Section

Articles